Dicas para decorar imóveis pequenos

Dicas para decorar imóveis pequenos

Pouco espaço não é desculpa para não ter um lar organizado e bem decorado. Entretanto, é importante levar esse fato em consideração na hora de decorar, pois será preciso adaptar algumas ideias para otimizar o cômodo, além de deixá-lo lindo!

Com a alta demanda e a crescente disputa pelas boas localizações, o jeito dado por muitas construtoras foi diminuir cada vez mais os espaços para atender ao público.
Veja a seguir as dicas da Paulo Roberto Leardi para você que tem um espaço reduzido para decorar!

Para começar: Tire todas as medidas
É imprescindível conhecer bem o espaço que você tem disponível. Não saia comprando moveis antes de ter as medidas dos cômodos.
Monte uma planta da sua casa com as medidas e só então escolha os móveis. Em caso de dúvida, volte para o seu lar e meça novamente.
Pense não só no encaixe dos móveis no cômodo, mas também no espaço para circulação. Se possível, deixe pelo menos 60 centímetros de distância entre os móveis para ter esse respiro no ambiente.

1. Espaço funcional
Saiba aproveitar os espaços! Veja as paredes e as quinas como oportunidades.
Prateleiras, ganchos em paredes, nichos, armários do teto ao chão, cama ou bancos baús, beliches com escrivaninha... Móveis com mais de uma função, seja organizacional ou decorativo, serão seus grandes aliados!
Caso não encontre o que deseja, invista em móveis planejados! Móveis pensados para se encaixar em um lugar específico vão lhe ajudar a otimizar e aproveitar ao máximo todos os cantos do seu lar.

2. Iluminação
Seja luz natural ou artificial, uma boa iluminação ajuda a passar a impressão de que o apartamento é maior.
Espelhos em posições opostas a janelas para refletir a luz te ajudarão a iluminar todo o ambiente. Você também pode utilizar objetos decorativos como ponto de luz, seja uma luminária ou acessórios brilhantes terão o mesmo efeito do espelho.
Outro truque é optar por cores claras ou mais vivas nas paredes. Estas cores refletem a luz e vão ajudar a deixar o local sempre iluminado!
Para mais dicas de pintura para espaços pequenos, clique aqui!

3. Organização é essencial
Um cômodo bagunçado ou com coisas espalhas passa a impressão de ser menor do que ele realmente é. Por isso, em ambientes pequenos, organização deve ser prioridade!
O uso de móveis multiusos e prateleiras vai te ajudar a garantir que tudo tenha o seu lugar.
Na hora de decorar, tenha a certeza de não exagerar. Uma decoração carregada demais vai fazer com que o espaço pareça claustrofóbico ou até mesmo passe a impressão de um espaço entulhado.

Veja também as nossas dicas para você escolher novos móveis para sua casa e como renovar a decoração da sua casa!


Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.

Blog Leardi - Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliario e de franquias. Oportunidades, dicas, informação.