Alto da Lapa, ares de interior na cidade grande

Alto da Lapa, ares de interior na cidade grande

Alto da Lapa é uma região nobre da zona oeste de São Paulo conhecido pela arborização e a grande quantidade de praças.
O bairro majoritariamente horizontal e com alta valorização imobiliária é sinônimo de tranquilidade e qualidade de vida.

História
Alto da Lapa foi projetado pelo Barry Parker, um arquiteto inglês, conhecido pelos seus projetos urbanistas definidos como “bairro jardim”, modelo considerado inovados na década de 1920.
Os bairros jardins são regiões planejadas, traçados sinuosos, arborizadas e normalmente destinados as classes altas.
Alto da Lapa foi pensado para um destino diferente e, ao final da construção, foi entregue para a classe operária. Entretanto, devido aos grandes atrativos, a região chamou a atenção de imigrantes financeiramente bem-sucedidos que foram atraídos para o bairro.
Atualmente, o bairro ainda preserva as suas características originais graças as regras de ocupação da cidade que definem a região como um bairro residencial e também ao tombamento patrimonial das casas devido ao ser valor histórico e cultural.

Mobilidade
Alto da Lapa é considerado um bairro muito bem localizado por estar próximo às marginais Pinheiros e Tietê.
A região também tem proximidade com as estações Domingo de Moraes e Imperatriz Leopoldina, da linha 8-Diamante da CPTM.
Os pontos de ônibus estão concentrados principalmente na região sudeste do bairro, próximas as ruas Cerro Corá e Dr. José Elias.

Lazer
A Rua Cerro Corá concentra grande parte das facilidades da região, como mercados, farmácias, bancos e lojas variadas.
A região ainda conta com dois importantes polos comerciais por perto: os shoppings Villa Lobos e o Bourbon.
Além das variadas praças do bairro, os moradores também estão bem localizados próximos ao Parque Villa Lobos

1. Centro Educacional e Esportivo Edson Arantes do Nascimento - Pelezão
O Pelezão, como foi apelidado, é um clube gratuito mantido pela Prefeitura Municipal de São Paulo.
No estabelecimento são promovidas aulas de boxe, capoeira, dança de salão, jiu-jitsu, hapki-dô, futebol de areia, futebol de campo, futebol de salão, judô, kickboxing, tai-chi-chuan e tênis.
Além disso, o local também conta com pista para corrida e caminha, lagos, bosque e espaço para descanso entre a flora natural.
Para utilizar as dependências do clube e participar das atividades oferecidas basta realizar um cadastro e adquirir a sua carteirinha.

2. Dona Deôla
O Dona Deôla é uma famosa e tradicional padaria de São Paulo. Fundada em 1949 pela imigrante portuguesa Dona Deolinda, a loja que na época chamada Padaria do Lar estabeleceu o que conhecemos hoje como “padaria de bairro”.
Em 1996, a padaria foi reaberta pelos netos que quiseram homenagear a avó com o nome que utiliza até os dias de hoje. Entretanto, dessa vez o comércio mesclava os melhores atributos da padaria e de uma lanchonete.
Atualmente, o Grupo Dona Deôla possui quatro marcas: a rede de padarias Dona Deôla, o Deôla Café e o Espaço Dona Deôla que atendem dentro de empresas e hospitais e o Deôla Buffet, que realiza eventos corporativos e sociais.

Mercado Imobiliário
O bairro é uma região nobre definida como zona de valor B pelo CRECI-SP.
Se você tem filhos ou planeja ter, saiba que o bairro tem uma qualidade de ensino acima da média da cidade, contando com os colégios Santo Ivo, Pio XI e Marco Polo.
Alto da Lapa foi tombado em 2010 pelo IPHAN e pelo CONDEPHAAT, esse fato garante a preservação da horizontalidade do bairro, além da conservação do traçado sinuoso das vias e da grande arborização da região.

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.

Blog Leardi - Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliario e de franquias. Oportunidades, dicas, informação.