Ipiranga, o bairro histórico de São Paulo

Ipiranga, o bairro histórico de São Paulo

O bairro do Ipiranga, localizado na região Sudeste de São Paulo, é um dos mais antigos do município e abriga importantes pontos históricos.

Como o Museu do Ipiranga, um dos mais conhecidos no Brasil, e o Parque da Independência, onde há um monumento que simboliza a Independência do Brasil (proclamada onde hoje está o parque), e o famoso "Grito do Ipiranga". 

Além de um bairro histórico, o Ipiranga é uma ótima região para se viver, com muitas opções de lazer, comércio, imóveis e fácil acesso a grandes bairros e rodovias.


História 

O Ipiranga, um dos bairros mais antigos de São Paulo, foi fundado em 7 de setembro de 1822, sendo palco do grito da independência, dado por Dom Pedro I às margens do Riacho do Ipiranga. 

Antes desse fato histórico, o bairro era povoado por índios Guaianases até a chegada de homens brancos no século XVI, que desencadeou a partida dos indígenas. 

Após isso o bairro foi palco de modificações urbanas provocadas pela indústria e do primeiro bonde elétrico.

Outro fator que provou a industrialização da região foi a inauguração da Rodovia Anchieta, que no ano de 1947 ocasionou na instalação de indústrias, comerciantes e trouxe novos moradores ao bairro. 


Mobilidade

Em questão de mobilidade o Ipiranga não deixa a desejar, comprar ou alugar um imóvel no bairro é uma ótima oportunidade para morar em um local com fácil acesso a grandes pontos da cidade.  

A região tem fácil acesso a outros bairros como Mooca, Vila Mariana, Sacomã, Saúde e Cambuci. E também a importantes vias, como Presidente Tancredo Neves, Ricardo Jafet e Avenida dos Estados.

Em relação a transportes públicos, possui a estação Sacomã, da linha 2-Verde de metrô, e um terminal de ônibus com linhas para toda a cidade. 


Lazer


  • Parque da Independência

O parque da independência é uma ótima opção de lazer a céu aberto, com pista de cooper, via para skatistas e uma linda vista cheia de diversidades da natureza. 

Além de ter uma bagagem histórica do grito da independência, é o local abriga o Museu do Ipiranga e da Zoologia de São Paulo. 


  • Aquário de São Paulo

 O Aquário de São Paulo é o maior da américa latina, com 9 mil m², e se destaca por reproduzir o habitat natural dos animais que vivem lá. 

Lá é possível encontrar serpentes, jacarés, lagartos e iguanas, além de contar com réplicas de dinossauros e um museu paleontólogo, pinguins, um oceanário que imita um navio naufragado e exibe tubarões e raias, um setor de mamíferos que apresenta espécies de macacos, tucanos, lontras, tamanduá, entre outros animais exóticos. 

O aquário ainda possui dois ursos polares e várias espécies de suricatos, cangurus e lêmures!


  • Sesc Ipiranga 

O Sesc Ipiranga está localizado em um terreno de quase 8.000m² e conta com ginásio poliesportivo, piscina semiolímpica, espaço para leitura, teatro, oficina cultural, galpão cultural, salas de espetáculo e muito mais.


Mercado Imobiliário 

Nos últimos tempos, a procura por imóveis na região cresceu disparadamente, por que além de sua excelente infraestrutura, sua localização não deixa a desejar. 

Por ser considerado seguro e possuir centros culturais e comerciais, farmácias, mercados, lojas, shoppings, hospitais, escolas, parques e rica malha de linhas de transporte público, o bairro é bastante procurado em São Paulo.

O valor do metro quadrado varia de 6 a 8 mil reais. 

A Leardi tem as melhores oportunidades na região do Ipiranga, e você pode começar agora mesmo a procurar com a ajuda de nossos corretores!

Seja casa ou apartamento, para alugar ou comprar, a Leardi Ipiranga ajuda você, basta clicar aqui!


Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.

Blog Leardi - Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliario e de franquias. Oportunidades, dicas, informação.