Como utilizar o FGTS na hora de comprar um imóvel?

Como utilizar o FGTS na hora de comprar um imóvel?

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um direito garantido por lei para todos os trabalhadores contratados através do regime CLT.

Neste caso, é depositado um valor equivalente a 8% do salário do trabalhador em uma conta destinada a ele. 

Esse valor só pode ser retirado em caso de desastre natural, em que o brasileiro perde seus bens, e o único bem permitido comprar através do FGTS é a casa própria. 

Sabendo que o fundo de garantia pode ser utilizado na compra do imóvel próprio o próximo passo é saber como. 

É o que você vai descobrir agora!


Como usar o FGTS para comprar a casa própria e suas vantagens 

O primeiro passo para utilizar o FGTS na compra de seu imóvel é consultar seu saldo e as condições para o comprador.

Como por exemplo: é preciso ter no mínimo três anos de trabalho sob o regime do FGTS, somando-se os períodos trabalhados, consecutivos ou não, na mesma ou em empresas diferentes.

Outra condição para o uso é que, a pessoa não deve ter outro financiamento, em qualquer parte do país, no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), bem como não pode possuir outro imóvel residencial na própria cidade ou na região metropolitana na qual pretende comprar.

Também é preciso residir no mínimo há 1 ano ou trabalhar no município do imóvel a ser adquirido.

Se você possui um bom valor no fundo de garantia é uma boa opção utilizá-lo para comprar o imóvel a vista ou ajudar na entrada fazendo com que reduza o número de parcelas e com que o imóvel seja seu em menos tempo. Além de que, com um bom saldo, é possível até mesmo negociar os juros. 

Outra vantagem do uso do FGTS é na hora de unir esse valor com o montante que você já está juntando e, assim, dar um valor bem maior. Consequentemente, o financiamento do restante do imóvel será menor, assim como as parcelas.

Mesmo com a pandemia e a crise que o país está passando, os especialistas ainda apontam o uso do FGTS para compra da casa própria como um bom negócio. 


E o que fazer agora?

Se você já tem uma reserva financeira devidamente guardada, essa é a hora de utilizar seu FGTS para realizar o sonho da casa própria! 


Veja mais sobre financiamento imobiliário clicando aqui!


Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.

Blog Leardi - Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliario e de franquias. Oportunidades, dicas, informação.