Conheça os novos serviços eletrônicos oferecidos pelos cartórios

Conheça os novos serviços eletrônicos oferecidos pelos cartórios

O plantão eletrônico online é a nova ferramenta anunciada pelo Registro de Imóveis do Brasil. Com ela é possível agendar o atendimento presencial nos cartórios de todo o país ou realizar a reunião em uma sala virtual.

A atualização do procedimento prestados foi pensado para facilitar a comunicação entre cartórios de registro de imóveis e seus usuário, evitar aglomerações nos locais físicos e não parar o oferecimento dos serviços durante a pandemia causada pelo novo coronavírus.

A plataforma, que está disponível no portal da organização

Vale ressaltar que a reunião online, em formato de sala virtual, não é possível com todos os cartórios, somente com aqueles que foram habilitados.

Através da ferramenta, também é possível encaminhar documentos de forma totalmente online para os cartórios. Para tal, basta preencher o formulário disponível na página do plantão eletrônico.

Registro digital de imóveis

Este foi mais um dos serviços permitidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para ser realizado online.

O oferecimento do registro digitalmente tem o objetivo de não paralisar totalmente as atividades disponíveis em cartórios e tabeliães de notas em meio à crise da Covid-19.

A mudança também traz agilidade e conveniência aos usuários, mantendo a segurança jurídica necessária para os procedimentos.

Esses processos eletrônicos são regulamentados pelas corregedorias estaduais da justiça, o que justifica a variação das normas estabelecidas nas regiões.

Até o momento nove estados brasileiros estão oferecendo o serviço, entre eles: Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Outros estados ainda estudam a possibilidade e estão se adaptando às mudanças.

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.

Blog Leardi - Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliario e de franquias. Oportunidades, dicas, informação.