Como decorar seu apartamento alugado sem infringir o contrato

Como decorar seu apartamento alugado sem infringir o contrato

Deixar o ambiente em que você vai morar com “a sua cara” é essencial para você se sentir confortável. Apartamentos alugados normalmente parecem uma tela em branco, sem qualquer tipo de decoração ou personalidade e a vontade que dá é de sair pintando paredes, colocando quadros para tirar aquela decoração genérica e deixar o espaço personalizado.

O problema é que quando se aluga um imóvel existem inúmeras regras que impedem alterações no local, o que acaba deixando o inquilino sem saber como decorar o ambiente onde vai morar. Afinal, como colocar quadros se não se pode furar as paredes?

Traremos a seguir várias ideias para você que possui um imóvel alugado e quer decorá-lo sem se preocupar em infringir nenhuma norma de locação. Confira:


Pisos

Se você amou o apartamento, mas o piso realmente lhe incomoda, provavelmente substituí-lo não é uma opção. A solução que você procura pode ser aplicar piso vinílico, que é instalado sobre o piso original e trás diversas vantagens como ser hipoalérgênico, antichamas e isolante acústico.

Existe no mercado uma variedade enorme de cores, texturas e estampas para você decorar como quiser. E o melhor de tudo é a praticidade, após a aplicação o espaço pode ser ocupado na mesma hora.

Outra opção para dar personalidade ao piso da sua casa são tapetes. Se não lhe agrada a ideia do piso vinílico, distribuir tapetes pelos ambientes secos pode dar um ar aconchegante ao ambiente, além de deixar seu lar mais quentinho.


Paredes

Mudar a cor das paredes é um dos primeiros impulsos quando se aluga um imóvel, porém nem sempre é permitido usar tinta. Uma opção prática pode ser a utilização de papeis de parede, que além de possuírem infinitas opções de cor e estampa são bem fáceis de aplicar, e você pode colocar sozinho sem precisar contratar um profissional. Para garantir melhor resultado é recomendado que a parede esteja com um bom acabamento, de preferência com massa corrida e tinta, além de uma superfície lisa e livre de imperfeições.

Se a parede do seu imóvel é revestida de azulejos que você não gosta e você precisa conviver, uma alternativa para melhorar o espaço são os adesivos de azulejo. Com várias estampas e cores, eles estão disponíveis no mercado por um preço bem baixo e têm como vantagem a fácil aplicação. A melhor parte destes adesivos é a facilidade para retirá-los, eles não danificam o azulejo original e são tirados sem deixar rastro.

Se você desenha bem ou gosta de fazer anotações, você pode separar uma parede inteira para isto, criando uma parede-lousa. Existe um produto bem fácil de aplicar que pode ser riscado com giz e limpado facilmente, o papel autoadesivo na cor preta.

Para deixar seu lar ainda mais aconchegante e cheio de vida, uma boa alternativa são cortinas. Existe uma infinidade de cores, estampas e tamanhos nas lojas. As cortinas, além de serem especialmente bonitas podem ter outras funções importantes como bloquear a luz solar (Cortina Black-out), e fornecer mais privacidade para sua família.

Colocar quadros nas paredes é possível mesmo que não seja permitido fazer furos. Existem adesivos que vão parte na parede e parte no quadro, permitindo que você os coloque e retire sem danificar nada. São baratos, práticos e garantem que o quadro fique firme na parede.


Iluminação

Dificilmente você poderá mexer na fiação de um imóvel alugado para adaptar a iluminação, ou trocar as luminárias que já vieram com o imóvel. A melhor alternativa é pesquisar luminárias de mesa ou de chão que combinem com seu estilo e distribuí-las pelos ambientes. A variedade de modelos e cores é gigantesca, e com certeza você vai achar uma ou várias que lhe agradem.


Para aproveitar melhor o ambiente

Uma forma bem bonita de organizar suas roupas, que ainda confere praticidade e melhor proveito do ambiente são as araras. Existem vários modelos disponíveis, desde os mais clássicos aos mais modernos. Alguns comportam inclusive calçados e bolsas e são uma opção econômica que deixa o ambiente versátil, considerando que você pode mover e reposicionar conforme sua necessidade.

Outra maneira de deixar o ambiente bonito fazendo bom uso do espaço, é distribuir plantas pelos cômodos. As plantas, além de embelezarem a casa e deixarem o espaço mais alegre, podem se adequar a qualquer tipo de necessidade que você tenha – mesmo não tendo muito tempo para cuidar, é possível trazer o verde para dentro de casa através de cactos, deixar o ambiente mais arejado com belas folhagens, mais colorido e divertido com flores ou até mesmo plantar temperos que servirão para consumo.

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.