Blog da Leardi

CNM edita medida que pode injetar 80 bilhões de reais no mercado

  • 09/08/2018

O Conselho Monetário Nacional (CNM) editou recentemente uma medida que poderá, ao longo de seis anos, injetar R$80 bilhões nos imóveis que se enquadram no Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Esta mudança permite que os bancos direcionem o montante para financiar aquisição, construção, reforma e ampliação de imóveis residenciais.

Os bancos são obrigados a destinar 65% do que captam pela poupança para fornecer ao mercado como crédito. E destes, 80% são para o SFH, carteira hipotecária e SFI. É exatamente esta obrigatoriedade que o CNM acabou, contando a partir de 1º de janeiro de 2019.

Também deixa de estar condicionado a operação de crédito sob limite de valor da avaliação, de taxa de juros e estrutura de atualização. Ainda permitirá a atualização do financiamento pelo índice de preços, atualmente são indexados pela TR (Taxa Referencial).

O custo efetivo de 12% a.a. e atualização pela TR serão mantidos, assim como o limite de avaliação de imóvel financiado em R$ 1,5 milhão.



Posts Relacionados

#

5 hábitos de um corretor de sucesso

Está definido na lei 6.530. Apenas os corretores de imóveis com registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) podem intermediar compra, venda ou locação de um imóvel. Portant

#

3 sinais de que franquia imobiliária é para você

O modelo de franquias já está mais do que consolidado no Brasil. É só olhar ao seu redor para ver os mais diferentes exemplos - de restaurantes e lanchonetes a lojas de presentes e roupas. Já

Quer receber novas ofertas?

Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail