Quero ser um corretor de imóveis, como começar?

Quero ser um corretor de imóveis, como começar?

O mercado imobiliário é um setor atrativo para quem está escolhendo ou pensando em mudar de carreira. Sem teto para lucros e com horários flexíveis, a profissão de corretor de imóveis oferece inúmeras oportunidades para quem se dedica. Possivelmente você já pôde observar no seu próprio meio social algumas tentativas de começo de carreira, que muitas vezes acabam não dando certo e fazem com que a pessoa aconselhe a não escolher esta profissão. O que acontece na verdade é que ser corretor de imóveis pode parecer uma opção fácil e com retorno rápido, mas, como qualquer outra profissão, a carreira precisa ser construída passo a passo, exigindo dedicação e aperfeiçoamento profissional constante. Conquistar seu espaço no mercado e ter bons lucros é possível desde que você saiba o que está fazendo e realmente queira.

A seguir, vamos explicar os primeiros passos para que você se torne um corretor de imóveis.

 

Formação profissional

A profissão de corretor de imóveis é regulamentada desde 1978, e para você ter direito a exercê-la é necessário que seja formado em algum curso específico da área e obtenha registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). Existem três tipos de formação pelas quais você pode optar na hora de começar sua carreira.

Curso técnico

O curso técnico de transações imobiliárias tem duração de cerca de um ano e é reconhecido pelo MEC. Ele integra o nível médio da área de gestão de negócios, deixando o estudante apto a fazer negociações de venda e aluguel de imóveis. O curso engloba conhecimento sobre a documentação necessária, legislação, parâmetros de uso do imóvel e técnicas de venda em cada um dos casos.

Curso tecnológico

O curso tecnológico para formação de corretores conta como graduação e tem uma duração de 2 a 3 anos. Além das matérias básicas para formação profissional, ele ensina o futuro corretor a analisar o mercado com mais profundidade, aperfeiçoando o tino comercial na hora de correr atrás de clientes e fechar negócio.

Bacharelado

Com duração de cerca de 4 anos, o curso possui um currículo bastante completo e multidisciplinar. Além de estudar gestão, o curso inclui outras matérias como história, psicologia e sociologia.

 

CRECI

Após escolher seu curso profissionalizante é o momento de obter seu CRECI. O CRECI é válido em todo país, e funciona como órgão regulamentador da profissão. Para se registrar você deve se dirigir até a sede mais próxima e solicitar um Pedido de Inscrição de Pessoa Física. O documento vai ser avaliado pelo Conselho da entidade, demorando de 30 a 60 dias para ser emitido.

 

Ramificações de carreira

- Como corretor de imóveis você está capacitado a escolher uma área de atuação dentre estas descritas abaixo:

- Venda ou aluguel de imóvel novo ou usado, seja como autônomo ou filiado a uma imobiliária.

- Captação de novos negócios, procurando imóveis que se encaixem numa necessidade específica.

- Avaliação de imóveis.

- Abertura de sua própria imobiliária com uma rede própria de corretores.

- Correspondente da Caixa Econômica Federal, oferecendo financiamentos através dos programas da instituição.

 

Diferenciais

Um corretor de imóveis precisa antes de tudo, de força de vontade. Nesta área dificilmente se tem um salário fixo e o quanto você vai receber em um mês depende quase que unicamente do seu esforço. Nem todos os profissionais da área conseguem obter um valor bom todos os meses, e você precisa estar preparado para isso.

Como dito anteriormente, a carreira de corretor de imóveis precisa ser construída passo a passo e você precisa conseguir seu espaço no mercado, com um público alvo e indicações de clientes. Para isto você precisa ganhar destaque independente da ramificação de carreira que você escolher. Vamos listar agora alguns diferenciais de um bom corretor de imóveis para você aprimorar suas habilidades e ter um bom desempenho profissional.

- Dominar a legislação da área.

- Ser um bom negociante.

- Saber se comunicar.

- Saber ser empático com o cliente e apresentar soluções viáveis.

- Formar redes de contatos.

- Ter paciência e não desistir no primeiro não.

- Entender o momento do mercado imobiliário.

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.