Após Caixa lançar nova linha de crédito, bancos privados estudam a possibilidade de oferecer taxas prefixadas

Após Caixa lançar nova linha de crédito, bancos privados estudam a possibilidade de oferecer taxas prefixadas

Depois do anuncio de financiamento com taxas fixas da Caixa Econômica Federal, bancos privados também enxergam uma oportunidade segura e estudam a possibilidade oferecer o novo serviço.

Com taxa de 8 a 9,50% ao ano para clientes da Caixa e 9,75% para quem não tem conta no banco, a nova modalidade de crédito é válida para imóveis residenciais novos ou usados com financiamento de até 80% e contratos de até 360 meses (30 anos).

A vantagem desse novo serviço é a segurança em um valor fixo, já que as outras linhas dependem de taxas que variam e podem encarecer os contratos. Nessa modalidade você sabe o quanto pagará do início ao final do financiamento, dando previsibilidade ao cliente quanto aos seus gastos.

Já a desvantagem é a taxa mais alta que as praticadas em outras linhas de crédito.

Em agosto de 2019, a Caixa Econômica Federal foi pioneira ao lançar o financiamento baseado no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), na época a atitude foi muito criticada por outras instituições financeiras, mas atualmente outros bancos já disponibilizam o serviço, entre eles o Banco do Brasil.

Com o financiamento de juros prefixados a aceitação do mercado foi maior, bancos como Santander e Bradesco já afirmaram que tem interesse e estão estudando a possibilidade de oferecer a linha de crédito com taxas fixas.

O Itaú disse que não possui planos de aderir a esta modalidade no curto prazo, embora esteja atento as possibilidades para oferecer novos produtos.

O Banco do Brasil afirmou que realiza constantemente estudos para atender as necessidades dos clientes, mas não confirmou se pretendem lançar a linha pré-fixada.

Atualmente, no mercado são oferecidos dois modelos de financiamento: um com lastro na Taxa Referencial (TR), que varia de 6,5 a 8,5% mais a TR, e outro baseado no IPCA, o índice oficial de inflação, que varia de 2,95% a 4,95% mais a inflação.

 

Para conhecer mais sobre o financiamento de imóveis, clique aqui.

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.

Blog Leardi - Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliario e de franquias. Oportunidades, dicas, informação.