Dicas para usar o Classic Blue em sua decoração

Dicas para usar o Classic Blue em sua decoração

Pantone é referência nos processos de reprodução e controle de cores e desde os anos 2000, a empresa analisa as tendências e escolhe uma cor para ser a cor do ano.

Esta decisão influencia as mais variadas industrias como o design de interiores, a movelaria e a moda. Este ano é a vez do Pantone Classic Blue 19-4052 se destacar.

A mudança entre o


e o Classic Blue foi grande, mas ambos tinham a conectividade em comum. 

De acordo com a marca, a cor do ano de 2019 era voltada para a alegria e o otimismo, pensando em experiências autênticas e imersivas. Já em 2020, focado em experiências multissensoriais, a cor foi pensada para encorajar as conexões humanas baseadas na reflexão e na empatia.


O significado do Classic Blue

A cor do ano 2020 tem como característica a elegância, mas mantendo a simplicidade. Um tom atemporal, inspirado no céu noturno ao final do entardecer.

O azul é uma cor que transmite confiança e tranquilidade. No Classic Blue, essas sensações são intensificadas e, de acordo com a Pantone, formam uma base estável para a nova era que adentramos nesta década.

“Vivemos uma época na qual é preciso ter fé e confiança. Essa certeza e constância é expressa pelo PANTONE 19-4052 Classic Blue, uma cor sólida e confiável na qual sempre podemos nos apoiar”, disse a diretora executiva da marca, Leatrice Eiseman, que complementou falando sobre o poder do azul em nos fazer refletir: “aumenta nossa perspectiva e abre o canal da comunicação”.

A Pantone também destacou a sensação de conectividade transmitida pela cor. O uso desta cor nos ambientes ajuda na concentração e na organização dos pensamentos, um contraponto ao ritmo acelerado que a tecnologia impõe a nossa sociedade.

O Classic Blue é um tipo de cor que não se restringe a somente um ambiente. Veja agora como incorporar a cor do ano na decoração da sua casa!


1. Paredes

Para as mais ousadas, o ideal é se jogar de cabeça. O azul é uma cor que nunca sai de moda e fácil de combinar, mas atente-se que este tom em especifico pode ser muito escuro para alguns ambientes. 

Logo, o melhor é saber dosar a cor com elementos mais claros. Você pode pintar todas as paredes de Classic Blue ou somente uma, escolher quadros claros, móveis ou tapetes e cortinas. A combinação vai depender do seu gosto, mas lembre-se de manter o equilíbrio e a harmonia no cômodo.


2. Móvel de destaque

Se você quer aderir a nova cor, mas sem jogar tinta nas paredes, uma ótima opção é ter móveis de destaque com esse tom. 

Sofás, estantes, armários, cadeiras, mesas. As opções são infinitas, ainda mais se pensar que esta cor combina com todos os cômodos. 

Seja a marcenaria da cozinha, as cadeiras da sala de jantar, o sofá para a sala ou a cabeceira para um quarto, o Classic Blue leva elegância para todos os espaços.

Os móveis maiores valorizam a cor do ano e dão vida aos ambientes.


3. Tecidos e têxteis

O azul reflete a tranquilidade, por isso, nada melhor do que utilizar a cor em roupas de cama, toalhas, almofadas, cortinas e tapetes.

Tudo para trazer a sensação de tranquilidade que você precisa ter em sua casa. As combinações com os tons claros de rosa e salmão te ajudarão a harmonizar essa sensação de acolhimento.

As texturas mais fofas para a roupa de cama, almofadas e tapetes e os tecidos mais leves para cortinas também passarão a impressão de conforto e aconchego.


4. tom sobre tom

O monocromático é uma tendência da decoração para 2020 e o Classic Blue combina perfeitamente com esta moda.

A dica é pensar em combinações que criem um degradê e seu cômodo transparecerá elegância e criatividade.


5. Combinações ousadas

Criar grandes contrastes com cores é um ótimo truque de decoração que manter o ambiente moderno. O Classic Blue, por ser um tom escuro, combina muito bem com tons claros, mas você não precisa ficar no básico. 

Use tons vibrantes de amarelo e laranja para dar vida e jovialidade ao ambiente. Já os tons de verde costumam criar um ambiente mais natural e harmonioso.

Se apostar em combinações com cores escuras, lembre-se de manter o ambiente iluminado de outra forma. A combinação com tons de vermelho, roxo ou magenta criam um ambiente luxuoso e provocante.


Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.

Blog Leardi - Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliario e de franquias. Oportunidades, dicas, informação.