Moema, um recanto entre pássaros e índios

Moema, um recanto entre pássaros e índios

Moema é um bairro nobre do centro-sul da capital paulista. O distrito possui duas divisões principais: Moema Pássaros e Moema Índios. 

A primeira é mais próxima ao Parque Ibirapuera e fica entre a Avenida Santo Amaro e a Avenida Ibirapuera. Enquanto Moema Índios está localizado entre a Avenida Ibirapuera e a Avenida Moreira Guimarães, próximo ao Aeroporto de Congonhas. É também deste lado que está o Shopping Ibirapuera.

Uma das grandes vantagens do bairro é a localização privilegiada próximo de importantes vias, polos empresariais e pontos turísticos.

Moema possui o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais alto de São Paulo, com 0,961, um valor maior até mesmo que o da Noruega, atualmente, o país com maior índice do mundo. O IDH é uma medida comparativa de riqueza, alfabetização, educação, natalidade e outros fatores considerados essenciais para o desenvolvimento humano.


História

Moema era uma propriedade estritamente rural. Os primeiros registros do local datam de 1880 e mostram que a região possuía grandes chácaras ocupadas por imigrantes ingleses e alemães.

O primeiro loteamento da região ocorreu em 1913 e deu início a urbanização da área. Dos anos 30 até aos anos 60, a região era predominantemente industrial.

O crescimento econômico foi lento, tendo alta somente em 1960, quando a prefeitura retirou os bondes a vapor e pavimentou vias importantes. Essas mudanças também aceleraram o crescimento populacional, que em 1970 atraiu construtoras e investimentos. 

A região era chamada de Indianópolis, mas em 1987 os morados fizeram um abaixo assinado, pedindo a alteração da nomenclatura. O então prefeito da cidade, Jânio Quadros, atendeu o pedido da população e renomeou a região para Moema. 

Entretanto, uma sub-região de Moema ainda preserva o nome de Indianópolis.

O nome do bairro foi escolhido em homenagem a personagem do poema Caramuru, de Santa Rita Durão. A obra escrita em 1781 é um clássico da literatura brasileira que conta a história do personagem Diogo Álvares, sua esposa Catarina Paraguaçu e a amante do protagonista, Moema.

Em tupi antigo mo’ema significa “mentira”, enquanto na história a personagem Moema representa o amor falso.


Mobilidade

Próximo ao Aeroporto de Congonhas e entre avenidas importantes, como Bandeirantes, Ibirapuera, Santo Amaro e Brigadeiro Luís Antônio, o distrito mais uma vez se destaca pela localização privilegiada.

O bairro é atendido pelas estações Eucaliptos, Moema e AACCD-Servidor, todas da linha 5-Lilás.

Quanto aos ônibus, Moema possui pontos espalhados por todo o distrito. A avenida Ibirapuera tem um movimentado corredor de ônibus que atende as mais diversas regiões da cidade. 

As vias mais importantes que cruzam o distrito são as Avenidas Ibirapuera e Indianópolis.


Lazer

A proximidade com o parque Ibirapuera e seus centros culturais, além das ótimas opções para compras e restaurantes tradicionais, recheiam o bairro de Moema com lazer para todos os gostos.


1. Shopping Ibirapuera

Inaugurado em 1976, o Shopping Ibirapuera é um dos maiores e mais antigos centros comerciais do país. Localizado na Avenida Ibirapuera, o centro de compras tornou-se um importante aliado na ascensão do bairro, pois atraiu grandes investimentos.

Sendo o segundo shopping a ser construído na cidade de São Paulo, o Ibirapuera esteve no Guinness Book entre 1995 a 1997 por ser o maior shopping do país com 163 mil m². Mesmo não estando mais em primeiro lugar, ele ainda aparece na lista dos maiores da capital.

Atualmente são mais de 400 opções de compras e serviços e seis andares de estacionamento. O fluxo mensal no shopping é de cerca de 2 milhões de pessoas, segundo dados da administração.


2. Parque das bicicletas

Moema foi o primeiro bairro da cidade de São Paulo a receber ciclofaixas, justamente por ser um dos poucos distritos da capital constituído majoritariamente por ruas planas. A rota principal da ciclofaixa passa pelas avenidas Rouxinol, Aratãs, Pavão e Iraí.

O Parque das Bicicletas é um reduto de encontro para os amantes não só deste passatempo, como também para quem gosta de andar de patinete, patins, skate ou para quem curte passar um tempo ao ar livre.

Com mais de 44 mil m², o parque faz parte de um complexo que reúne a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa e o Clube Escola Ibirapuera.

No cruzamento entre as avenidas Ibirapuera e Indianópolis, o local é perfeito para quem quer busca um ambiente calmo e arborizado no meio da cidade grande. O Parque das Bicicletas abre diariamente, das 6 às 22h.


3. Feira de Arte, Artesanato e Cultura de Moema

A Praça da Nossa Senhora Aparecida recebe desde 1991 a Feira da Arte de Moema, que atualmente conta com 100 expositores.

Reunindo artesãos com diversos trabalhos, desde bijuterias até artigos para a casa. Experimente também as delícias gastronômicas disponíveis por lá!

A feira funciona todas as quartas, sextas e domingos, das 9 às 16 horas.


4. Polo Comercial

Moema é famosa por reunir em um só bairro outlets de marcas nacionais e internacionais.

O comércio é forte nos arredores das ruas Normandia, Gaivota e Canário e das avenidas Bem-Te-Vi, dos Eucaliptos e Pavão, onde há lojas de roupas, calçados, acessórios.

Anualmente, a Rua Normandia torna-se atração durante a época natalina. Os mais de 30 estabelecimentos recebem decoração e iluminação especiais no período, chegando a atrair mais de 300 mil visitantes para o local nessa época.


Mercado imobiliário

Em 1970, o bairro recebeu forte investimento de construtoras que se aproveitaram dos terrenos planos e dos grandes lotes a baixo custo para atrair moradores para a região.

Atualmente, Moema ainda recebe muitos lançamentos de condomínios, mas o foco é no alto padrão e acabamentos de luxo, sendo considerado “Zona de Valor A” pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI).

De acordo com uma pesquisa do Sindicato de Habitação (Secovi-SP), o bairro possui as vias mais caras para se morar na capital e um dos alugueis mais caros da cidade.



Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.

Blog Leardi - Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliario e de franquias. Oportunidades, dicas, informação.