Adiar o financiamento da casa própria é uma boa escolha?

Adiar o financiamento da casa própria é uma boa escolha?

Para amenizar o impacto econômico gerado pela crise do coronavírus para as famílias brasileiras, muitos bancos passaram a oferecer o adiamento do pagamento das parcelas do financiamento da casa própria.

Entretanto, antes de tomar a decisão, é preciso se atentar as consequências práticas da prorrogação das parcelas.


O adiamento é uma boa escolha?

Cada pessoa vai ter uma resposta diferente frente a essa pergunta, então o primeiro passo antes de tomar a decisão é analisar o seu próprio caso.

O plano oferecido pelas instituições financeiras foi pensado como uma medida emergencial para pessoas que perderam o emprego ou tiveram uma drástica diminuição em sua renda.

Essas famílias terão outros gastos essenciais se acumulando, como compras no mercado, contas de luz e água, impostos, entre outras, e a medida dos bancos realmente tira o peso do financiamento nesse primeiro instante.

Mas é importante ressaltar que a suspensão do pagamento não implica na isenção do mesmo. Ou seja, você não pagará o preço do financiamento agora, mas esse valor será incluído nas parcelas seguintes ou acabará por acrescentar parcelas.

A recomendação dos especialistas é, se possível, manter o pagamento em dia, pois com o tempo a suspensão torna o financiamento mais caro. Atrasar o pagamento faz com que o financiamento tenha mais parcelas e quanto mais tempo durar, maior será o valor final do empréstimo.

Você também pode entrar em contato com o seu banco e pedir uma renegociação do contrato mais detalhada e pensado para o seu próprio caso.


Mas, afinal de contas, vale a pena adiar a parcela?

Existem dois casos em que a prorrogação vale a pena: Para quem perdeu o emprego e para quem não está conseguindo arcar com os pagamentos normalmente.

Nesses casos, o melhor é suspender o pagamento com o banco para não se endividar.

Aproveite esse meio tempo ganho pela pausa para recalcular seus gastos e voltar ao controle da sua vida financeira.

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.

Blog Leardi - Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliario e de franquias. Oportunidades, dicas, informação.