Barra Funda, tudo para o seu estilo de vida

Barra Funda, tudo para o seu estilo de vida

O bairro da zona oeste da capital paulista possui uma infraestrutura completa de comércios e serviços bastante elogiada por seus moradores.

A Barra Funda foi considerada uma região industrial durante muitos anos, mas atualmente se tornou uma zona de classe média e pequenos escritórios.


História

O primeiro relato do território data de 1850, quando a região fazia parte da Fazenda de Iguape, propriedade do Barão de Iguape.

Ainda no século XIX, a fazendo foi loteada e deu origem a várias chácaras, entre elas a Chácara do Carvalho, pertencente ao primeiro prefeito de São Paulo, Antônio Prado.

Anos mais tarde a área foi novamente loteada e só então deu origem as regiões de Barra Funda, Casa Verde e Freguesia do Ó.

Já o desenvolvimento da área se deu com a construção da Estação Barra Funda, Estrada de Ferro Sorocabana, que incentivou o aumento populacional no local., que funcionava como escoamento do café produzido no local.

Até então a estação funcionava somente como escoamento do café produzido na região, mas a partir de 1920, a ferrovia passou a transportar passageiros também.

Uma curiosidade é que este foi o primeiro distrito a receber uma linha de bonde elétrico, que ligava a Barra Funda ao Largo São Bento.


Mobilidade

O bairro é servido por um dos mais importantes terminais do país, o Terminal Intermodal Barra Funda, que une todos os transportes coletivos da capital.

A estação Palmeira-Barra Funda faz baldeação com as linhas 7-Rubi e 8-Diamante, da CPTM, e com a linha 3-Vermelha do metrô. No mesmo local é possível pegar ônibus para viagens municipais e intermunicipais.

O bairro ainda conta com a proximidade com a estação Marechal Deodoro, da linha 3-Vermelha do metrô.

As principais vias do distrito são: Avenida Pacaembu, Avenida Francisco Matarazzo e a Avenida Rudge.


Lazer

A Barra Funda é destaque para os amantes de futebol, abrigando o Estádio Palestra Itália, o Centro de Treinamento do Palmeiras e o centro de treinamentos do São Paulo Futebol Clube.

O distrito tem como ponto positivo a proximidade com o Parque da Água Branca e Parque Jardim das Perdizes, referencias de áreas arborizadas para lazer e a prática de atividades físicas na cidade de São Paulo.

A região também possui grandes centros de eventos como o Expo Barra Funda e Espaço das Américas.


Memorial da América Latina

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurado em 1989, o espaço foi pensado para receber shows, eventos e exposições.

O Memorial da América Latina possui praças ao ar livre, biblioteca, auditório, galerias para exposições e pavilhões de arte, além de contar com uma ampla programação cultural. Tanta variedade chama a atenção do público de todas as idades.

O complexo ainda oferece um serviço educativo e de monitoria para grupos de visitantes.


Impulso Park

Com um conceito inovador de parque de trampolins, o Impulso Park promete diversão para todas as idades.

O empreendimento oferece atividades diversas, como o Free Jump, Dodgeball, Basket, Espaço Ninja, Half Pipe, Parkour, Piscina de Espuma, Parede de Escalada, Batalha de Cotonete e o Slackline.

Todas as opções envolvendo camas elásticas e cubos de espuma. E o melhor é que um único ingresso dá acesso a todas as atividades!

Se você precisar aguardar, o local também conta com área de fliperamas e uma lanchonete.


Theatro São Pedro

O centenário Theatro São Pedro se orgulha de ser um integrante essencial na história da música nacional e referência na cena lírica do Brasil.

Em toda a sua história, o espaço já passou por muitas fases diferentes, sendo utilizado até mesmo como cinema. Atualmente sua programação aposta na diversidade, misturando títulos conhecidos e obras pouco executadas do repertório nacional.

Em 2010, com a formação da Orquestra do Theatro São Pedro, a ópera ganhou seu lar e seu espaço cativo na programação do local.


Mercado imobiliário

Este bairro é sim conhecido pelos pequenos escritórios e casa comerciais, entretanto, recentemente, a Barra Funda recebeu vários investimentos de construtoras com prédios residenciais e projetos para grandes e pequenas famílias.

O bairro conhecido pela ótima infraestrutura com certeza tem o imóvel ideal para você.

Em 2019, Barra Funda foi elencada como um dos 10 melhores bairros para se investir, segundo a startup LAR, uma administradora de condomínios que avaliou o potencial de ganho dos investidores nos bairros de São Paulo.

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.

Blog Leardi - Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliario e de franquias. Oportunidades, dicas, informação.