Seja efetivo na hora de alugar seu imóvel

Seja efetivo na hora de alugar seu imóvel

Se você pretende alugar um imóvel neste segundo semestre do ano, é importante que saiba que o fluxo de pessoas procurando imóveis para alugar nesse período é maior. Essas pessoas provavelmente vão se interessar nos mesmos imóveis que você, uma vez que os critérios de busca quase sempre são parecidos, e tornar mais difícil para você encontrar seu imóvel. Isso pode gerar uma certa frustração durante sua busca, e acabar fazendo com que você mude de planos ou acabe se contentando com algo inferior ao que procura.

Para que esse processo se torne mais fácil e efetivo, preparamos algumas dicas muito úteis para que você encontre seu lar ideal e saiba lidar com os obstáculos que surgirem.

 

Não se precipite

Tenha claro em mente o que você deseja. Antes de procurar seu imóvel, entenda que tipo de imóvel você procura e por que. Isso ajuda você a não desperdiçar seu tempo olhando imóveis que não atendem o que você precisa, e muitas vezes abre novas possibilidades que você não havia considerado.

Pense nos tópicos abaixo:

Localização – É importante morar perto de escolas, transporte público, praças, trabalho, família, ter fácil acesso a algum lugar específico ou é mais importante o estilo de vida do local onde mora? Definir somente qual bairro você prefere não é o suficiente. Para encontrar um imóvel sob medida você precisa pesar suas prioridades, e isso pode gerar novas opções de locais que você não havia considerado, e que atendam o que você precisa perfeitamente.

Dependências – Saiba diferenciar o que você realmente precisa do que seria bom ter. Se é importante ter três quartos e uma churrasqueira, por exemplo, isso evita que você acabe olhando imóveis com menos que isso. Saber diferenciar o essencial do que “seria bom” pode ser o fator decisivo na hora de escolher seu imóvel.

Mobílias – Você já tem os móveis para levar para seu novo lar? De qual tamanho o ambiente precisa ser para que eles caibam? Você quer alugar um imóvel que já venha mobiliado?

Preço – Pense no valor máximo que você poderá gastar mensalmente com seu imóvel. Todos sabem que quando menor o valor melhor, mas é importante que você conheça seu limite para estudar melhor suas opções, e descartar automaticamente o que passar do valor.

 

Seja focado 

Tendo claro seus objetivos, mantenha seu foco neles. Pode ser que você não encontre nenhum imóvel exatamente dentro do que procura nas primeiras vezes que pesquisar, mas calma, ainda é cedo para se preocupar. Fale com um profissional que atenda a área que você deseja, e explique exatamente o que você quer. Ele vai saber lhe auxiliar e dizer se é possível encontrar um imóvel nessas condições nesse período, e talvez lhe apresentar novas opções que também serão viáveis.


Faça uma proposta

Depois de encontrar o imóvel perfeito, você pode ter uma garantia a mais de que ele vai ser seu, fazendo uma proposta. O corretor pode lhe ajudar aqui. Para que você seja levado a serio, não basta apenas chegar e dizer que quer alugar o imóvel. Uma proposta séria de aluguel precisa ter pelo menos a descrição destes quatro itens: renda, que seja suficiente para cumprir as obrigações assumidas; garantia compatível com o perfil do imóvel e da locação proposta; idoneidade comercial e cadastral; transparência sobre quem, como e por quanto tempo vai usar o imóvel;

Isto, junto com a orientação do seu corretor, aumenta a chance de sua proposta ser aceita. Tenha em mente que a proposta é uma coisa séria, e uma vez aceita deverá ser cumprida. Portanto só faça caso tenha plena certeza de que é o imóvel que você realmente quer.


Cuidados finais

  • Se certifique de todos os “defeitos” do imóvel, como algum azulejo quebrado, ranhuras nas paredes, etc; e faça com que isto conste em contrato, para que você não seja responsabilizado após deixar o imóvel;
  • Confira todas as taxas e encargos que são à parte do aluguel, para evitar surpresas desagradáveis;
  • Leia o contrato e esclareça todas suas dúvidas antes de assinar;
  • Contrate uma apólice para sua segurança. Num contrato de locação, todos os serviços e obras referentes a manutenção são por conta do inquilino, que responde inclusive no caso de haver algum incêndio;
  • Caso você queira fazer alguma melhoria ou modificação, trate antes de assinar o contrato. Tenha em mente que você não será ressarcido, e provavelmente terá que desfazer as alterações antes de devolver o imóvel;
  • Preze por ter um período de contrato tranquilo, morando no seu novo lar. A indicação do seu locatário pode ajudar você a conseguir seu próximo imóvel.

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.