Por que não comprar sem um corretor de imóveis

Por que não comprar sem um corretor de imóveis

A transação imobiliária é um processo que envolve riscos que moram em “detalhes”, tanto do imóvel como de quem vende ou compra. Por isto, é imprescindível fazer negócio tendo um corretor de imóveis intermediando a aquisição ou venda.

Todo corretor de imóveis estudou a legislação e sabe onde pesquisar informações para garantir que o imóvel tem possibilidade real de ser vendido. Além disto, ele está sob um código de ética do CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) para que atuem aferindo segurança e honra em sua atuação profissional.

O Código de Ética pelo COFECI (Conselho Federam de Corretores de Imóveis) ainda diz o que é necessário ao profissional imobiliário:

Art. 723. O corretor é obrigado a executar a mediação com a diligência e prudência que o negócio requer, prestando ao cliente, espontaneamente, todas as informações sobre o andamento dos negócios, deve, ainda, sob pena de responder por perdas e danos, prestar ao cliente todos os esclarecimentos que estiverem ao seu alcance acerca da segurança ou risco do negócio, das alterações de valores e do mais que possa influir nos resultados da incumbência.

É sabido que agora você consegue encontrar imóveis com facilidade, o que faz parecer que o corretor de imóveis possa ser desnecessário. Porém, o corretor não é somente uma pessoa que vai lhe apresentar imóveis, mas sim o profissional que vai lhe guiar às melhores opções e a somente opções seguras.

Você ainda pode pensar que um imóvel sendo vendido diretamente pelo proprietário está barato por não ter um corretor de imóveis envolvido. Todavia, o barato pode sair caro, visto que o imóvel nem sempre pode ser vendido abaixo de seu valor de mercado e, além disto, pode a “oferta imperdível” esconder inadimplências e irregularidades que só o caráter profissional de um corretor poderia encontrar.

O valor pago ao corretor de imóveis pelos seus serviços pode ser considerado alto por si só. Porém, estamos falando do bem mais caro que uma família compra em sua vida, logo, não se pode arriscar perder 100% do valor pago por ele por conta de um percentual pequeno e que lhe dará segurança de que você poderá habitar seu novo lar sem medo de perdê-lo.

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.