Começando a vida? Talvez alugar seja a melhor opção no momento

Começando a vida? Talvez alugar seja a melhor opção no momento

A compra de um imóvel é uma decisão muito importante e de alto impacto na sua vida por décadas. Por isto que você, quando mais jovem, iniciando sua carreira profissional, uma nova família ou ainda solteiro ou solteira, deve ponderar estes fatores.

A melhor maneira de adquirir um bem destes é pagando à vista. Entretanto isto não é sempre possível, ainda mais quando estamos iniciando na vida adulta e profissional. Uma boa poupança é o mais recomendado, ainda que você vá optar por financiar o imóvel.

Além disto, o financiamento de um imóvel é uma dívida de até 30 anos. Logo, você deverá ter em mente sua estabilidade financeira, diretamente atrelada à estabilidade profissional, durante este período.

Neste caso, optar pela locação de um imóvel, de baixo impacto no seu orçamento mensal, é a saída justa para ter fôlego financeiro e segurança profissional para alçar um voo maior no futuro.

Este passo pode ser ainda frutífero pelo fato de você ter mais tempo para determinar o tamanho, tipo e localização do imóvel que deseja comprar para viver por um bom tempo.

O aluguel tem contrato curto, comparando com uma casa própria, tem um processo mais rápido entre escolher o imóvel e entrar nele para morar, já que basta comprovar renda, estabilidade profissional e ter um fiador ou equivalente.

Com este cenário, a sua mobilidade de moradia e de “teste” de locais e imóveis, podem lhe ajudar a entender melhor a sua casa ideal.

Mantendo-se no imóvel alugado por mais de um período de contrato, renovando o contrato, no caso, você pode conseguir reajustes de valores abaixo do que as correções pelo IGP-M e mercado incidiriam sobre o valor do aluguel, pois, sua boa relação com o proprietário pode influenciar e ajudar a negociar estes valores. Claro que isto não é regra, nenhuma obrigação das partes, mas sim uma possibilidade de negociação.

Em resumo, opte pela locação neste período da vida se acaso não tem condições de comprar um imóvel com boa entrada no financiamento ou à vista. E, o mais importante: faça uma poupança neste tempo de locação.

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.