Saiba como gastar menos energia elétrica no verão

Saiba como gastar menos energia elétrica no verão

No verão, o uso constante de eletrodomésticos, como ar-condicionado, faz com que ocorra um aumento no consumo de energia. 

Contudo, existem algumas dicas interessantes que podem ser adotadas para garantir mais economia sem você precisar abrir mão do conforto e do bem-estar durante a estação mais quente do ano.


Manutenção e limpeza dos eletrodomésticos

A manutenção dos aparelhos domésticos é um dos pontos mais importantes quando falamos em reduzir o consumo de energia elétrica.

Limpar os aparelhos e checar se esta tudo em ordem é o primeiro passo de uma economia!


Cuide bem do seu ar-condicionado

O primeiro ponto é certificar-se de que, antes de ligar o aparelho, todas as janelas e portas do ambiente estão fechadas para não forçar mais ainda o ar-condicionado.

Outra dica é na hora de comprar, escolher o modelo mais econômico, com selo Procel A. 

E por ultimo, mas não menos importante, limpe o filtro do ar com frequência, pois as sujeiras acabam provocando uma sobrecarga desnecessária. 


Use o chuveiro na posição verão

Mesmo para aqueles que amam um banho quente, nessa época do ano você pode optar por colocar seu chuveiro na posição verão, pois a água vai sair em uma temperatura agradável e nada perto do gelo do inverno.

Se mesmo assim você não se adaptar com a temperatura, tente tomar banhos mais curtos e desligue o registro enquanto não estiver precisando da água.  


Lâmpadas de LED e luz natural

No verão, fica mais simples utilizar a luz natural então aproveite para deixar sempre as cortinas e janelas abertas, já que ai você não precisa utilizar da iluminação artificial. 

Outro dica é sempre limpar lâmpadas e lustres, pois assim elas mantém sua maior potência. 


Preste atenção ao consumo da geladeira

Muitas pessoas acabam abrindo a geladeira sem necessidade ou deixando-a por muito tempo aberta e isso acaba consumindo mais energia do que o necessário.

Outro ponto importante é a vedação das portas, se elas não estiverem boas provavelmente o ar frio vai escapar, prejudicando o funcionamento da sua geladeira, então é sempre importante deixar tudo em dia!


Invista em energia solar

Para muitos esse assunto pode parecer um pouco distante, para outros um sonho, mas com certeza investir em uma energia fotovoltaica traz inúmeras vantagens.

Então avalie a possibilidade e, se para você fizer sentido, invista! Esse com certeza é uma das melhores formas de reduzir os danos no ambiente.



Com todas essas dicas aplicadas você com certeza sentirá uma diferença no final do mês!

Faça um teste, com pequenas mudanças de cada vez, aos poucos você já estará habituado com uma nova realidade muito mais econômica e ecológica. 

Conheça mais sobre arquitetura sustentável e suas vantagens!

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.

Blog Leardi - Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliario e de franquias. Oportunidades, dicas, informação.