Indaiatuba, a cidade que une charme e tranquilidade!

Indaiatuba, a cidade que une charme e tranquilidade!

A cidade de Indaiatuba está localizada no interior de São Paulo, e é considerada um município brasileiro com mais de 191 anos.

O nome se deu pela junção de dois termos da língua tupi-guarani: "Indaiá" uma espécie de palmeira e "Tuba", que se refere à quantidade.

A região se destaca pela elevada qualidade de vida, inovação e educação, todos os pontos necessários para uma vida tranquila e segura!


A história

Pertencente a microrregião de Campinas, Indaiatuba está localizada na região noroeste da capital Paulista.

Sua história começou em 1813, com a instalação da Capela Curada, através de doações feitas por Pedro Golçalves Meira, que passou a ser considerado fundador da cidade após esse feito.

A existência da capela fez com que o pequeno bairro tivesse um centro civil local. Já que no século 18, existiam poucos núcleos urbanos na província de SP.

Em dezembro de 1830, Indaiatuba tornou-se por decreto do Imperador, sede de uma das Freguesias da Vila de Itu, que também possuía outros cinco bairros da região.

Mas só conquistou sua independência em março de 1959, quando ganhou autonomia política e passou a ter a sua própria Câmara de Vereadores.


Mobilidade

Indaiatuba é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo e possui uma área de em média 311.545 km², com o número de habitantes chegando em 260 mil.

O crescimento populacional da cidade está dentro do esperado, o que faz com que a qualidade de vida dos moradores mantenha-se plena!

Está situada entre Sorocaba e Região, possuindo acesso às principais rodovias, como a Castelo Branco, Bandeirantes e Anhanguera. Facilitando a locomoção entre cidades. Além de também estar próxima ao Aeroporto Internacional de Viracopos.


Lazer

Indaiatuba é sede de um lazer que abraça toda a natureza que existe a sua volta!


  • Parque Ecológico

O ponto turístico mais famoso e eclético da cidade foi inaugurado em 1992, é um projeto do arquiteto e urbanista Ruy Ohtake, em que ocupa 80% do território da cidade. 

Feito para passear com a família, o parque possui 15 km de pista de caminhada, cooper e passeio de bike. Além de lagos, jardins, campos e quadras para praticar esportes ao ar livre. 

Para as crianças, o maior atrativo fica por conta do playground temático de animais, com escorregadores, tirolesa, tobogãs e muito mais.


  • Parque do Mirim

Está localizado em uma área de preservação ambiental em torno da barragem do rio Capivari-Mirim. 

Os visitantes podem aproveitar de sua extensa área verde, de pedalinhos, parques, pistas de caminhadas, quadras para esportes e píer para pesca. 

Além dos afazeres na natureza, o parque traz informações sobre fauna, flora e ecossistema local, que são espalhados em painéis por todo o local.


  • Casarão Pau Preto 

Popularmente conhecido como o Museu Municipal e Biblioteca Pública de Indaiatuba. O local é uma construção do século 19, de arquitetura de taipa de pilão. 

Seu acervo é formado por inúmeras histórias indaiatubanas, com um conjunto de objetos que contam a história da cidade no trabalho urbano e rural.


Mercado Imobiliário

Foi considerada a cidade com maior IDH da região Metropolitana de Campinas, e hoje vive o mercado imobiliário em ascensão.

Por ser um local com extrema qualidade de vida, se tornou o destino de pessoas que procuram por um espaço seguro para viver!

Conciliando com o fato da região ser vizinha de grandes centros comerciais, possibilitando uma moradia tranquila, longe da correria da cidade urbana, mas ainda sim próximo ao trabalho.


Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.