Dicas para usar o Whatsapp no atendimento ao cliente

Dicas para usar o Whatsapp no atendimento ao cliente

As técnicas de vendas foram aprimoradas conforme a evolução do mercado e das tecnologias. Atualmente, aplicativos e redes sociais são ferramentas que fazem parte do dia a dia de qualquer negócio.

E no mercado imobiliário não seria diferente. A praticidade do Whatsapp substituiu os chats online e até mesmo o e-mail, caindo na graça de muitos clientes que preferem ser atendidos pelo aplicativo de mensagens.

Conheça agora algumas dicas para lidar com essa nova ferramenta e aumentar as suas vendas!


Divulgue seu número

Antes de mais nada, lembre-se de divulgar seu número.

De nada adiantará conhecer e utilizar as dicas que separamos para você, se os clientes não possuírem o seu contato. Seja em cartões de visita ou em redes sociais, disponibilize seu número para o público.


Veja a disponibilidade do cliente

É verdade que boa parte da população utiliza o seu Whatsapp, mas nem todos estão dispostos a fornecer o seu número pessoal para contatos comerciais.

Sempre pergunte qual o canal de comunicação que a pessoa prefere e deixe seus outros meios disponíveis.


Otimize a bio

A bio é o novo cartão de visitas. Lembre-se de adicionar informações importantes neste campo, como endereço, horário de atendimento, site da marca, e-mail e até mesmo o segmento em que atua, tudo para facilitar a comunicação com o seu cliente


Use uma foto profissional

Entenda que este meio está sendo usado para trabalho e haja como tal. A primeira impressão é a que fica e no meio digital isso se tornou ainda mais verdade.

A sua foto nesta rede social, muitas vezes, será o primeiro contato que seu cliente terá com você. Logo, você deve usar uma imagem que transpareça profissionalismo. Deixe as imagens de suas férias, sem camisa ou com bebidas alcoólicas para o seu número pessoal. Fuja das fotos 3x4 ou muitos distantes.

Escolha uma foto natural, mas, novamente, sem esquecer que o ambiente será usado profissionalmente.


Linguagem profissional

Na comunicação online, o jeito que você escreve influencia a impressão que o cliente tem de você.

As redes sociais são ambientes de linguagem informal e marcados pelo uso de gírias, mas é bom lembrar que você está usando um contato profissional.

Mantenha sempre um tom cordial e caso tenha alguma dúvida ortográfica, consulte um dicionário ou o Google.

De modo algum seja grosseiro ou rude e agradeça mesmo aqueles que não demonstrem tanta atenção, pois estas pessoas ainda podem se tornar seus clientes.


Respeite o horário comercial

Apesar de as pessoas utilizarem o celular durante boa parte do dia, o horário comercial deve ser respeitado.

Quanto aos finais de semana, analise a abertura que cada cliente oferece e o assunto que deseja tratas, mas a sugestão é não os incomodar com anúncios em seu tempo de lazer.

Mesmo quando precisar enviar alguma mensagem com urgência, em um horário não muito adequado, inicie o texto pedindo desculpas e explique a situação.


Responda todos os clientes

Mesmo quando não puder verificar a dúvida naquele instante, diga verificará a situação assim que possível. Esta interação passa mais segurança para o cliente. Só não esqueça de realmente checar as informações.

Não responder as pessoas poderá fazer com que você perca parcerias e boas oportunidades de negócios, deixando uma impressão ruim.


Pessoalidade na comunicação

Personalize sua comunicação com o cliente. A própria ferramenta possibilita abordagem mais pessoal e humanizada.

Trate-o pelo nome e sempre revise as informações que ele lhe passou, para não perder o contexto do atendimento. Além de atribuir confiabilidade à sua imobiliária, essa simples mudança aproxima o cliente ao fechamento da compra.


Divulgue vídeos e imagens

Seja no digital ou pessoalmente, as imagens têm grande impacto nos clientes. E as redes sociais trouxeram mais uma ferramenta para nos ajudar a vender mais: os vídeos.

Exiba vídeos curtas, de um minuto no máximo, dos imóveis e de outros clientes satisfeitos.


Tecnologia como vantagem

Lembre-se que vendas são o resultado de um relacionamento. Aprimorar sua comunicação com os clientes através da tecnologia lhe ajudará a ter melhores resultados.

Não hesite em usar a tecnologia. Usada com responsabilidade e parcimônia, ela é uma estratégia de negócio que lhe auxiliará a alavancar a sua marca e uma interação ágil com os seus clientes.


Veja também dicas complementares para aumentar suas vendas com o Whatsapp! 

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