Alto de Pinheiros, o bairro-jardim

Alto de Pinheiros, o bairro-jardim

O nobre bairro Alto de Pinheiros está localizado na zona oeste e possui o 5º melhor Índice de Desenvolvimento Humano da cidade de São Paulo. O nome da região derivou de uma homenagem ao Rio Pinheiros.


História

Adquirido em 1911 pela City of São Paulo Improvements and Freehold Land Companhy Ltd., companhia que introduziu o planejamento de bairros segundo modelo inglês, o distrito só começou a dar seus primeiros passos para a ocupação em 1913, mas este movimento foi interrompido pelas diversas inundações causadas pelo Rio Pinheiros.

Um acordo feito com a São Paulo Tramway, Light and Power Company, empresa responsável pelos serviços de iluminação e transporte na capital, deu continuidade a urbanização do local.

Em 1927, a Light se responsabilizou pelas obras de retificação do rio, que foi fundamental para a habitação da região. Entretanto, somente 10 anos depois, com o fim das obras, foi dada continuidade a urbanização do bairro.

A retificação do Rio Pinheiros gerou uma valorização surpreendente no bairro, tornando Alto de Pinheiros uma região nobre desde o início de sua formação, fato que se mantém até os dias de hoje.


Mobilidade

O distrito é atendido pelas estações Villa Lobos-Jaguaré e Cidade universitária, ambas da linha 9-Esmeralda, da CPTM. A proximidade com a estação de metrô Pinheiros, da linha 4-Amarela, também é um ponto positivo.

Quanto às linhas de ônibus, os pontos estão concentrados nas principais avenidas da região.

As principais vias que cortam o bairro são: Avenida Prof. Fonseca Rodrigues, Avenida Pedroso de Morais, Avenida Prof. Manuel José Chaves e a Marginal Pinheiros.


Lazer

Conhecido como um bairro-jardim, Alto de Pinheiros possui muitas áreas verdes espalhadas por todo o distrito.


Parque Villa-Lobos

Com uma área de 732 mil m², o parque possui uma infraestrutura completa. Possuindo ciclovia, quadras, campos de futebol, playground, aparelhos de ginástica, pista de cooper, além dos bosques de Mata Atlântica.

O local também possui uma área aberta reservada para shows e um anfiteatro com 750 lugares.

Outro destaque do Parque Villa-Lobos são as trilhas. As mais populares sendo “Vai pela Sombra”, que percorre os principais bosques, e o “Circuito das Árvores”, com uma passarela elevada que permite aos visitantes caminhar próximo dos pássaros da região.

O Orquidário Ruth Cardoso e a Biblioteca Parque Villa Lobos também são grandes atrativos para os visitantes.

Além do empréstimo de livros e área para estudo, a biblioteca também oferece uma rica programação cultural com atividades para todos os públicos, como a contação de histórias, mediação de leitura, cursos, oficinas, apresentações teatrais e musicais, exposições, saraus e encontros com escritores.


Shopping Villa Lobos

Inaugurado nos anos 2000, o Shopping Villa-Lobos foi projetado para aproveitar o máximo de luz natural em seu interior, com grandes abóbadas de vidro.

O empreendimento é cercado pelo verde do Parque Villa Lobos e possui fácil acesso pela Marginal Pinheiros.

O shopping possui cinema, espaço de recreação infantil e realiza aos sábados uma feira de produtos orgânicos.


Praça Pôr do Sol

Uma das praças mais conhecidas da cidade de São Paulo, este espaço é perfeito para passear, fazer piquenique e curtir o fim da tarde, para então ver o grande destaque do local: o pôr do sol.

Em honra ao nome que lhe deram, a praça do Pôr do Sol possui uma das vistas mais bonitas do entardecer e é considerado um ponto de encontro para pessoas de todas as idades.


Anhembi Tênis Clube

Um dos mais antigos clubes esportivo-sociais da capital paulista, o Anhembi Tênis Clube é um tradicional e completo espaço de lazer.

Com a missão de proporcionar um ambiente agradável que una as práticas esportivas e o convívio social, o clube oferece academia, yoga, hidroginástica, aulas de natação, ginástica artística, jiu-jitsu, judô, karatê, quadras para futsal, handebol, basquete, vôlei, além das aulas de tênis, entre outras opções.

O clube também realiza festas especiais para os associados e aluga espaços para eventos.


Mercado Imobiliário

Ser um bairro estruturado em uma região valorizada, faz com que Alto de Pinheiros seja uma ótima opção para investir e morar.

Nos últimos anos, a região teve uma expansão no número de empreendimentos de luxo.

Os imóveis deste distrito têm uma alta taxa de ocupação e permanência, devido à grande demanda e a localização privilegiada, tanto para venda como para aluguel de apartamentos, casas e escritórios.

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.

Blog Leardi - Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliario e de franquias. Oportunidades, dicas, informação.