Dicas para criar a iluminação perfeita em sua casa

Dicas para criar a iluminação perfeita em sua casa

A iluminação de um ambiente pode fazer toda a diferença na decoração da sua casa.

Mas muito mais do que apenas para a decoração, a iluminação residencial é importante para direcionar o olhar das pessoas aos destaques do local, além de trazer outros efeitos para o ambiente. 

Ela deve ser planejada juntamente a reforma ou construção do imóvel e em hipótese alguma deve ser ignorada sua posição, função do local, além da sua cor e voltagem.

Você pode ter o melhor projeto de arquitetura, mas se a iluminação não for ideal, ele não será completo. Por isso, trouxemos aqui algumas dicas para criar a iluminação perfeita em sua casa. 


Função 

Esse é com certeza o primeiro passo de um projeto de iluminação perfeita. Pensar na utilidade daquele ambiente, te direciona para o caminho certo. 

Como esse cômodo será utilizado? 

Por exemplo, um escritório precisa de uma boa e forte iluminação, para que todos fiquem alertas. Agora, um ambiente de relaxamento e aconchego, é ideal que tenha uma iluminação menos intensa e com tons mais quentes. 


Decoração 

A iluminação também pode compor a decoração. Por exemplo luminárias e abajures são objetos decorativos que iluminam o ambiente. Não se esqueça do fato de que esses acessórios devem combinar om o resto da decoração do ambiente. 

Luminárias e abajures em geral também são ótimas apostas para a iluminação indireta. Além de ótimos recursos para atrair a atenção para um objeto ou área específica do ambiente, como quadros ou pequenos objetos. 


Tipo

Por último, mas não menos importante, o tipo de iluminação varia de acordo com o ambiente. Apesar de essa ser uma escolha muito pessoal, alguns fatores precisam ser levados em conta, já que cada ambiente requer um tipo de iluminação específica, dependendo das atividades ali realizadas ou dos efeitos que se pretende criar.

Por exemplo:


  • Hall de Entrada 

O Hall de entrada é a primeira impressão que temos do ambiente, né? Por isso, para a iluminação é ideal utilizar um branco quente (2.700 K a 3.000 K).


  • Sala de Tv 

A Sala de Tv é um local de descanso, aconchego, por isso uma iluminação branco quente (2700 K) indireta é a ideal. Ela traz um conforto aos olhos além de não comprometer a imagem das telas. 


  • Quarto

Para os quartos, saia do tradicional, da luz central no teto, afinal, ninguém merece deitar na cama e ter uma luminária ali. Opte por diversas iluminações de apoio que tragam aconchego e iluminação indireta e que sejam branco quente (2.700 K a 3.000 K). 

Luzes na cabeceira também são ótimas opções. 



Para ler dicas sobre decoração, mercado imobiliário e muito mais, acesse nosso blog

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.

Blog Leardi - Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliario e de franquias. Oportunidades, dicas, informação.