Como calcular o valor de um imóvel?

Como calcular o valor de um imóvel?

Uma parte importante do processo de venda, e que ainda gera muitas dúvidas, é como calcular o valor de um imóvel.

Preços muito altos ou muito baixos podem assustar compradores, por isso determinar o valor venal do imóvel é muito importante para o sucesso da negociação, além de definir com o proprietário se é possível oferecer descontos.

Além disso, fatores que vão além da propriedade também são importantes, como o potencial de desenvolvimento da região e a vizinhança.


O que é valor venal?

Primeiramente, vamos entender o que é o tão falado valor venal. O mesmo se trata do cálculo básico de preço estipulado pelo Poder Público para imóveis.

Geralmente, a base desse cálculo leva em conta a área disponível, valor unitário padrão residencial, idade do imóvel, localização, características da construção, além de acréscimos, reformas ou modificações. 

Vale lembrar que o valor venal é apenas uma referência, já que diversos fatores influenciam na variação do valor de um imóvel e o preço final será decidido entre o corretor e o proprietário.


Infraestrutura

A infraestrutura da região onde o imóvel está localizado é muito importante na hora de calcular o preço do mesmo. 

Nessa etapa leva-se em conta o que é oferecido nas áreas comuns aos moradores, para o caso dos condomínios, ou os estabelecimentos comerciais e serviços disponíveis na região.

Esses serviços disponíveis nos arredores são muitos significativos, pois atraem os moradores pela comodidade. 

As pessoas procuram por regiões que lhes ofereçam fácil acesso à supermercados, farmácias, parques e academias, e costumam aceitar pagar a mais para ter esses recursos por perto.


Valor da região

A localização também é um ponto muito importante na hora de precificar uma propriedade. 

Como dito antes, o fácil acesso à comércio e comodidades valorizam a região e tornam o metro quadrado mais caro. Mas além disso, a tranquilidade e segurança do bairro são ainda mais definitivos para o valor final. 

Por isso, é muito importante pesquisar o valor do metro quadrado praticado no local em questão. Essa análise ajuda a decidir um meio termo para que ambas as partes lucrem na negociação. 


Imóveis semelhantes

Se o valor do metro quadrado da região pode te ajudar a entender o valor do seu imóvel, analisar imóveis semelhantes facilita o cálculo através das características que possui, como número de quartos, banheiros, vagas na garagem, entre outros.

Essa pesquisa pode ser feita através de sites e portais de venda de imóveis. Com essa tática, ainda será possível analisar se existe outra unidade sendo vendida no prédio e o seu valor, isso no caso do imóvel em questão ser um apartamento.

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.

Blog Leardi - Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliario e de franquias. Oportunidades, dicas, informação.