Barueri, a cidade das oportunidades

Barueri, a cidade das oportunidades

Barueri é conhecida como “flor vermelha que encanta”, um tipo de slogan da prefeitura em referência aos hibiscos que eram encontradas nas margens do rio Barueri Mirim.

Segunda a prefeitura, o nome da cidade é uma mistura entre a palavra francesa “barriére”, que significa barreira ou queda, e o vocábulo indígena “mbaruery”, rio encachoeirado em tradução direta. Portanto, o nome seria algo como “barreira que encachoeira o rio”.

O que fazia muito sentido, pensando que o aldeamento foi construído próximo a uma bifurcação às margens do rio Tietê, na época conhecido como Anhembi. 

A cidade tem uma área de 64 quilômetros quadrados e está localizado a cerca de 26km do marco zero de São Paulo.


História

Barueri foi fundada em meados do século XVI, época das missões jesuítas. O aldeamento surgiu em 1560, fundado pelo padre José de Anchieta

A aldeia de Barueri cresceu rapidamente e se tornou um dos mais importantes assentamentos indígenas durante o Brasil Colônia.

Em 1809, a região chegou a categoria de freguesia, nome dado a pequenas entidades administrativas relacionadas principalmente a paróquias. Entretanto continuou pertencendo ao município de Santana de Parnaíba.

Já em 1875, com a inauguração do primeiro trecho da Estrada de Ferro Sorocabana, Barueri ganhou uma estação ferroviária e tornou-se rota obrigatória nas viagens entre a capital São Paulo e Santana de Parnaíba ou Pirapora do Bom Jesus. 

Esse destaque que o território ganhou o fez crescer muito mais que o distrito ao qual pertencia e não tardou a surgir um encorpado movimento emancipatório que culminou, em 1948, na criação do Município de Barueri.

O dia 26 de março de 1949 ficou marcado como dia do aniversário da cidade, pois neste dia instalou-se o Governo Municipal.

A economia só voltou a crescer em 1973, quando a Lei de Zoneamento Industrial permitiu a criação de polos empresarias, como Alphaville, Tamboré e Jardim Califórnia.

Atualmente, segundo a prefeitura, Barueri tem uma população fixa de aproximadamente 240 mil habitantes concentrados na zona urbana, já que o distrito não possui zona rural.

A cidade está entre os dez municípios com maior crescimento populacional do estado de São Paulo.


Mobilidade

É possível acessar a cidade pelo Corredor Oeste; Interligação do Rodoanel Gov. Mario Covas com a rodovia Castello Branco.

Já dentro da cidade, Barueri possui transporte coletivo urbano baseado na utilização de ônibus e quatros estações da linha 8-Diamante, da CPTM. 

As estações de trem presentes no município são: Antônio João, Barueri, Jardim Belval e Jardim Silveira.

O território conta com quatro terminais de ônibus: Terminal Parque Imperia, na zona leste; o Terminal Barueri, no centro; o Terminal Jardim Silveira e o Terminal Vale do Sol, ambos na zona sul.


Lazer

Barueri possui uma infraestrutura completa quando o assunto é lazer.

No caso dos esportes, a cidade tem opções das mais variadas modalidades. São mais de 10 ginásios esportivos municipais, cerca de oito praças esportivas, nove pistas de skate, além das mais de 30 quadras descobertas e campos de futebol espalhados pela cidade. 

O principal ginásio é o Ginásio Poliesportivo José Corrêa, que tem capacidade para 5 mil pessoas e está localizado no centro da cidade. Outro destaque é a Arena Barueri, utilizada em partidas de futebol e alternativa ao Pacaembu, um local moderno com capacidade para cerca de 32 mil pessoas.


1. Museu Municipal de Barueri

O Museu Municipal é uma excelente opção de lazer para os moradores e visitantes da cidade. 

Além do acervo fixo e das exposições itinerantes, também oferece apresentações musicais, de dança, sessões de cinema, feiras, encontros artísticos, palestras e outras ações culturais.

O acervo fixo do Museu conta toda a história de Barueri, desde sua origem com o aldeamento jesuíta até a emancipação político-administrativa e a rápida industrialização às suas margens.

As visitas ao Museu são gratuitas e podem ser agendadas para grupos.


2. Kartódromo Aldeia da Serra

Com um espaço de 50 mil m², uma pista de 1.200m de extensão e uma infraestrutura profissional para a prática do esporte, o Kartódromo Internacional Aldeia da Serra oferece conforto, segurança e diversão para todas as idades!

Um diferencial do local é a realização de campeonatos oficiais como a Copa São Paulo Light de Kart e a Copa Aldeia.

O empreendimento também oferece estrutura completa para eventos corporativos, aniversários, shows e teste drives de carros e motos.

A infraestrutura do local conta com um restaurante com vista panorâmica da pista, iluminação especial para corridas noturnas, cronometragem computadorizada que mostra os 15 primeiros colocados, 70 boxes, arquibancada em concreto para 600 pessoas e estacionamento para 300 veículos.


3. Parque Municipal Dom José 

O parque tem uma área total de 95 mil m² e possui playground, pista de skate, centro de eventos, quadras poliesportivas e a minicidade - com casas de bonecas e tanque de areia. 

São oferecidas atividades para todas as idades, como a Escolinha de Esportes para crianças e adolescentes, nas modalidades de tênis e Skate, e atividades físicas para adultos, como tai chi chuan, yoga e ginástica.

Aos finais de semana, o Centro de Eventos oferece shows musicais com bandas da cidade e região.

O Parque Municipal Dom José funciona de segunda a sexta-feira, das 6 às 22 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 6 às 19 horas.


Mercado imobiliário

Com importantes polos empresariais e financeiros, mas sem perder o charme de cidade pequena, Barueri é um exemplo de equilíbrio entre esses dois mundos.

O município se tornou uma ótima opção para viver e/ou investir. Os 16 bairros da cidade possuem infraestrutura completa e uma atividade comercial intensa. 

Para as famílias que desejam morar em Barueri, existem diversas opções de escolas, faculdades e escolas técnicas na cidade. A educação na região é considerada acima da média estadual.

Já para quem deseja investir em um imóvel no município, existem bairros com valores mais acessíveis que podem lhe garantir um bom retorno.


Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.

Blog Leardi - Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliario e de franquias. Oportunidades, dicas, informação.