Aprenda como usar plantas na decoração

Aprenda como usar plantas na decoração

Seja no chão, em estantes, prateleiras ou até mesmo suspensas, as plantas trazem benefícios para o ambiente e para a qualidade de vida dos moradores.

Utilizá-las na decoração faz com que o ambiente fique mais aconchegante e tranquilos, além de ser um ótimo passatempo para os proprietários se conectarem com a natureza.

É sempre importante ressaltar que as plantas precisam de cuidados, cada espécie com suas próprias necessidades.

Entretanto, são basicamente três fatores do quais elas dependem: água, luz e nutriente. É com a variação desses fatores que você precisa se atentar quando escolher quais plantas criar dentro de um imóvel.

Veja a seguir as nossas dicas para te ajudar a decorar o seu lar com flores e folhagens!


Escolha as espécies certas

O primeiro passo para decorar o seu lar com plantas é escolher as espécies certas.

Você precisa levar em consideração o local, se elas vão receber a luz adequada, e também a sua rotina.

Caso passe pouco tempo em casa ou tenha o costume de se ausentar por longos períodos, opte por plantas que mais resistentes e que não precisem ser molhadas constantemente, como os cactos e suculentas.

Flores e folhagens precisam de atenção constante para florescer saudáveis.

Vale lembrar que elas não são todas iguais! Cada espécie de planta tem suas próprias necessidades, por exemplo, com a quantidade de luz que precisam receber.

Existem plantas como a jiboia que não gosta de receber sol diretamente e só precisa ser regada três vezes na semana. Entretanto, as flores precisaram de mais rega e de um tempo maior ao sol.

É interessante conhecer os horários em que bate sol no local escolhido para manter as plantas, pois quanto mais próximo do meio dia, mais forte é a luz e isso pode não ser agradável a sua plantinha.


Plantas pendentes

As plantas pendentes são perfeitas para locais altos, como estantes e prateleiras, e dão um charme em qualquer ambiente.

Influenciados pelo estilo de decoração escandinavo, as plantas pendentes se tornaram um exemplo de charme acolhedor e entraram na lista de preferencias de muitos decoradores.

Estas plantas são perfeitas para locais altos, como estantes e prateleiras e valorizam a natureza em qualquer ambiente.

Já para locais mais baixos, como vasos no chão ou tampos de mesa, opte por espécies altas. As plantas pendentes não são boas escolhas para esses espaços, pois podem arrastar no chão e serem prejudicadas.


Atenção aos vasos

Já que estamos falando de decoração, uma forma de integrar as plantas e os ambientes é escolhendo vasos que combinem com o tema da decoração do cômodo.

Outro cuidado importante é com a escolha de materiais. Para conter a umidade dentro do vaso e, assim, impedir que móveis ou pisos de madeira sejam prejudicados opte por cachepôs metálicos.

Caso mantenha as plantas na varanda, arrisque-se com opções de cimento, caso queira manter um estilo mais moderno, ou de barro, se sua decoração for rústica.

Use e abuse também das cores e modelos de tripés e suportes.


Uma mistura é sempre bem-vinda!

Não tenha medo de misturar cores e espécies! Brinque com diferentes texturas, cores e formatos de folhas.

Só se atente as condições das plantas, mantenha juntas espécies que gostem das mesmas condições de luz e água.


Pendure seus vasos

Esta é uma ótima forma de aproveitar espaços pequenos.

Seja em cima do sofá, na varanda ou até com os utensílios na cozinha, um vaso pendurado dá charme a qualquer ambiente.

E as opções são variadas, desde suportes de metal presos a paredes ou correntes e até as opções mais naturais, como macramê ou cordas, pendurados no teto. Com as mais diversas cores, tamanhos e formatos, sua imaginação será o limite!

Só não esqueça de garantir que o suporte esteja firme e caso você tenha crianças pequenas ou animais de estimação o cuidado precisa ser redobrado.


Tendência: quadros com plantas

Não estamos falando aqui sobre quadros pintados ou fotografias de plantas.

Uma das tendências para decoração de interiores para quem não tem muito tempo para cuidar das flores, mas quer manter a cor e incluir um pouco de naturalidade aos ambientes são os quadros de vidro com flores dentro.

Esta é uma forma muito moderna de trazer o elemento natural para dentro de casa. As folhas se mantem conservadas e os quadros podem ser pendurados ou expostos em prateleiras e móveis.

Uma dica para a decoração, além dos arranjos que podem ser feitos, é se atentar a escolha da moldura para combiná-la com as plantas e com o cômodo que irá receber a obra.

Essa também é uma boa solução para quem tem pouco espaço em casa.

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.