Veja como fazer uma avaliação de imóvel online

Veja como fazer uma avaliação de imóvel online

Para avaliar um imóvel é imprescindível analisar algumas questões, entre elas: a localização, o tamanho do imóvel e o atual estado de desgaste do imóvel.

Essa foi uma das tantas atividades da profissão de corretor de imóveis que precisou ser adaptada pela pandemia do novo coronavírus.

Veja a seguir as dicas que separamos para te ajudar a adaptar essa tarefa:


Avaliação online

Mais do que nunca a comunicação com o proprietário é essencial para realizar a avaliação.

Muitos proprietários se prendem ao valor sentimental do imóvel, mas isso não irá significar muito para os compradores.

Para contornar a situação, você corretor deve ser preciso em suas perguntas. Saber o que perguntar fará a diferença para conseguir as informações.

Seja direto quanto a possíveis reformas feitas, sobre a localização, os empreendimentos ao redor e, principalmente, quanto a documentação.

Peça fotos, faça vídeo chamadas e confirme informações sobre a região na internet.


Conhecimento do mercado

Estar atualizado com o mercado em que atua é essencial para qualquer profissão e, para essa atividade, esse conhecimento se torna ainda mais importante.

Utilize veículos de comunicação, redes sociais de profissionais conhecidos no ramo e converse com seus amigos corretores, assim poderá se manter sempre informado sobre as mudanças e inovações do setor.

Conheça o mercado local, quais imóveis estão em alta e os lançamento. Cursos também te ajudarão a fazer networking e se manter atualizado.


Avalie também o terreno

É fácil se esquecer do entorno do imóvel, principalmente quando não se está no local, mas deve se atentar já que este é um fator que pode fazer a diferença no preço.

Nos caso dos prédios, avalie também toda a área comum e de lazer do edifício. Se o mesmo possui piscina, academia, salão de jogos, lavanderia para uso comum e até mesmo uma ampla área arborizada, tudo conta.

Enquanto que, no terreno de casas, observe fatores como inclinações, localização privilegiada e área verde.


O imóvel em si

Os atributos do imóvel definirão o preço bruto da propriedade.

A quantidade de quartos e de banheiro, o tamanho da cozinha e da sala, se possui ou não varanda. Quanto mais cômodos e maiores eles forem, mais caro será a propriedade.

Outro ponto que poderá interferir no valor é o acabamento, o estado de conservação e o tempo da construção.


A localização

Um dos pontos mais importantes para os compradores na hora de procurar e escolher um imóvel é localização.

A mesma propriedade em diferentes bairros terão preços completamente diferentes, alterando-os apenas por sua localidade.

Teremos variados valores ainda que propriedades iguais estejam localizada em pontos diferentes dentro de um mesmo bairro. Seja por estarem próximos a avenidas importantes, a estações de metrô, a mercado ou hospitais, até mesmo a proximidade com outros bairros pode fazer a diferença.


Avaliação por comparação

Este tipo de avaliação não lhe ajudará necessariamente a definir o valor do imóvel, mas é essencial para saber o quanto é possível negociar o preço do mesmo.

A primeira vista, os dois podem parecer significar o mesmo, mas não são. A propriedade terá o seu valor indiferente dos imóveis ao redor, mas os valores destes poderão alterar a negociação com possíveis compradores.

Por isso, pesquisar os imóveis disponíveis da região é importante para saber negociar e mostrar os atributos e diferenciais do imóvel que está negociando.

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.

Blog Leardi - Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliario e de franquias. Oportunidades, dicas, informação.