Blog da Leardi

Secovi-SP e Fiabci-Brasil celebram a inovação do mercado imobiliário nacional

  • 10/10/2025

Prêmio Master Imobiliário consagrou 25 projetos de excelência em cerimônia no Clube Monte Líbano


A 31ª edição do Prêmio Master Imobiliário, realizada na noite de terça-feira, 30/9, no Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo, consagrou 25 projetos que representam o que há de mais inovador no mercado imobiliário brasileiro. Promovido pela Fiabci-Brasil e pelo Secovi-SP, com patrocínio do Estadão, o evento reuniu os principais executivos, incorporadores e profissionais do setor para celebrar a excelência em duas categorias: Empreendimento e Profissional. A cerimônia foi apresentada pelos jornalistas do Grupo Bandeirantes Lenny Leone e Paulo Schneider.


Entre os destaques da noite, o Parque Una São José dos Campos, da Idealiza Cidades, conquistou dupla premiação nas categorias Marketing e Soluções Urbanísticas. O Grupo Kallas venceu em Inovações Tecnológicas por transformar canteiros de obras em laboratórios de desenvolvimento tecnológico. Já o Level Alphaville, da MPD Engenharia, foi premiado na categoria Empreendimento Residencial por sua arquitetura imponente e área de lazer a 142 metros de altura.


O prêmio Hors Concours foi entregue a Alvaro Coelho da Fonseca, fundador da imobiliária que leva seu nome, em reconhecimento aos 50 anos de trajetória e contribuição para o desenvolvimento do mercado imobiliário brasileiro.


Desafios e conquistas do setor


Em seu discurso de abertura, o presidente do Secovi-SP, Rodrigo Luna, destacou a importância de valorizar o empreendedorismo em um cenário econômico desafiador.


“É um grande desafio empreender neste país, as instabilidades econômicas geram desafios enormes. A gente premia o empreendedorismo, o Brasil que dá certo. O mercado imobiliário nacional é um dos mais avançados do mundo e está premiação mostra isso”, afirmou Luna.


O presidente enfatizou ainda o papel transformador dos projetos premiados. “Mostramos ao Brasil os melhores projetos, inspirações e ideias, que transformam a vida das pessoas. O Master tem essa missão”, completou.


Durante a cerimônia, Luna também fez um balanço sobre os desafios macroeconômicos que afetam o setor. “Nós precisamos defender uma reforma administrativa de fato. Enxugar a máquina pública. Segundo estimativas, consome 1 trilhão e 700 bilhões de reais do que arrecadamos. A única forma de termos juros mais adequados é cortar despesas no nosso país”, declarou.


O presidente do Secovi-SP defendeu ainda a necessidade de equilíbrio fiscal e de políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento do setor produtivo. “Não é possível a gente gastar quatro vezes a mais do que investimento com tanto que se tem pra fazer no nosso país”, disse, referindo-se à diferença entre gastos assistencialistas e investimentos em infraestrutura.


O presidente da Fiabci-Brasil, Flávio Amary, ressaltou o papel do Master Imobiliário como um indicador das tendências e transformações do setor.


“O Master Imobiliário é um termômetro do mercado, pois consagra projetos e profissionais que se destacaram por inovação, impacto urbano e contribuição no desenvolvimento das cidades. Os vencedores dialogam diretamente com as transformações do setor imobiliário”, afirmou Amary.


Amary destacou a abrangência nacional da premiação. “Sempre buscando reconhecer os trabalhos vencedores, não só da cidade de São Paulo, mas de todo o Brasil”, disse.


Durante seu discurso, Flávio Amary também fez um agradecimento especial a Rodrigo Luna, que caminha para o fim do seu mandato a frente do Secovi-SP. “Eu queria, aqui em nome de mil pessoas do mercado imobiliário, falar uma palavra para você. Obrigado por tudo que você fez nesses oito anos. Dedicando seu tempo, sua família, sua vida. Tanta energia, tanto tempo. Tantos desafios e legislações. Nós, como representantes do mercado, só quem foi presidente do Secovi-SP sabe a dificuldade que é você fazer tudo isso”, declarou.


Luna agradeceu as palavras e reforçou o compromisso com o setor. “Foi uma honra, um privilégio. Os desafios foram grandes, o nosso time é maravilhoso. Fazer parte desse mundo pra mim é um grande privilégio e uma grande honra. É isso que nosso Brasil precisa e merece”, respondeu.


Destaques da noite


Os projetos premiados vieram de 10 cidades brasileiras, demonstrando a capilaridade do setor. Além de São Paulo, que concentrou 13 troféus, foram reconhecidos empreendimentos e iniciativas de Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Cuiabá, Brasília, Barueri (SP), São José dos Campos (SP), Porto Belo (SC) e Rio Grande (RS).


Parque Una São José dos Campos foi o grande destaque ao conquistar duas categorias. Em Marketing, o projeto venceu com o livro “Parque Una São José dos Campos: A Chave para o VGV Recorde”, uma obra de 196 páginas que se tornou manifesto de urbanismo e ferramenta de capacitação para 1.500 corretores. Em Soluções Urbanísticas, o empreendimento foi reconhecido pela transformação de uma área de 560 mil m² em um bairro planejado, aberto e sustentável, com infraestrutura verde, mobilidade ativa e governança compartilhada.


O Grupo Kallas venceu na categoria Inovações Tecnológicas ao instituir um programa de inovação aberta que transforma canteiros de obras em laboratórios para desenvolvimento de tecnologias. O case incluiu a implementação integrada de BIM (Building Information Modeling), Laser Scan e IoT (Internet of Things), além de sensores em capacetes que monitoram a movimentação dos trabalhadores. Segundo informações divulgadas, a iniciativa permitiu aumentar em 10% o tempo efetivo de serviço dos colaboradores, diminuir 30% nos chamados pós-obra e digitalizar 300 mil documentos.


O Level Alphaville, da MPD Engenharia, foi premiado na categoria Empreendimento Residencial. O empreendimento conta com 38 pavimentos, 190 apartamentos de alto padrão e área de lazer no último andar, a 142 metros de altura, com vista panorâmica de 360 graus. O projeto apresentou valorização significativa desde o lançamento.


A Lello Condomínios venceu na categoria Administração de Condomínios com o Programa de Inovação Sustentável, que aplica conceitos de ESG na gestão condominial. O programa já reúne mais de 200 ações em 381 condomínios, com meta de chegar a 1 mil condomínios até o final de 2025.


O Reserva Jardim Botânico, em Brasília, venceu na categoria Comercialização. O empreendimento das incorporadoras Base e Attos ocupa uma área de 1 milhão de m², com 630 mil m² de preservação ambiental. Os primeiros condomínios, Valle das Orquídeas e Valle dos Ipês, totalizaram 155 unidades (casas e apartamentos) com preço médio de R$ 19,8 mil o m² e alcançaram 90% de vendas.


Homenagem a Alvaro Coelho da Fonseca


O empresário Alvaro Coelho da Fonseca, fundador da imobiliária especializada em residências de alto padrão que leva seu sobrenome, recebeu o prêmio Hors Concours. No ano em que a empresa completa 50 anos, o evento homenageou o empresário que participou ativamente de momentos de transformação da cidade de São Paulo, incluindo projetos icônicos como o Parque Cidade Jardim e o Cidade Matarazzo.


A trajetória de Coelho da Fonseca é marcada pela inovação desde os primeiros empreendimentos nos anos 1970, com foco em oferecer serviços completos e aproximar clientes, incorporadores e construtores. A empresa se destaca pela incorporação de tecnologias e serviços inovadores ao longo das décadas, incluindo, mais recentemente, ferramentas de inteligência artificial nos processos de compra e venda de imóveis.


Comissão julgadora


Os vencedores foram selecionados por uma comissão julgadora independente, presidida por Carlos Filhos, sócio e líder de auditoria da KPMG no Brasil e na América do Sul, assessorado por Taís Rodrigues Leandrini, sócia da auditoria KPMG, além dos consultores Hamilton Leite Jr., Igor Jorge Marques e do arquiteto Arthur Mota Parkinson.


A comissão contou com representantes de cinco entidades do setor: Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), AsBEA-SP (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), Instituto de Engenharia e SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo).


Autoridades presentes

Prestigiaram o evento o deputado estadual Tomé Abduch, o secretário municipal de habitação de São Paulo, Sidney Cruz (representando o prefeito), as vereadoras Edith Salles, Sandra Tadeu e Amanda Vitorazzo Carneiro, o secretário municipal de infraestrutura urbana e obras, Marcos Monteiro, e a secretária municipal de relações internacionais, Ângela Vidal Gandra da Silva Martins.


A cerimônia contou com o patrocínio diamante de Atlas Schindler, Bradesco, Comgás, Estadão, Grupo Bandeirantes de Comunicação e Seconci-SP.


Fonte: SECOVI-SP



Posts Relacionados

#

5 hábitos de um corretor de sucesso

Está definido na lei 6.530. Apenas os corretores de imóveis com registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) podem intermediar compra, venda ou locação de um imóvel. Portant

#

3 sinais de que franquia imobiliária é para você

O modelo de franquias já está mais do que consolidado no Brasil. É só olhar ao seu redor para ver os mais diferentes exemplos - de restaurantes e lanchonetes a lojas de presentes e roupas. Já

Quer receber novas ofertas?

Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail