Blog da Leardi

Secovi-SP acompanha aprimoramentos na locação comercial

  • 26/09/2025

Parlamentares avançam na aprovação de projeto que trará a lei ao século XXI


Aprimorar a Lei do Inquilinato brasileira é fundamental para intensificar a oferta de imóveis para a locação residencial e comercial, trazendo regras claras para que inquilinos e proprietários tenham maior segurança jurídica.


De acordo com dados do IBGE, o número de domicílios alugados no Brasil cresceu 46,5% em oito anos, atingindo um patamar de 17,8 milhões de unidades em 2024. Essas moradias abrigam cerca de 46,5 milhões de pessoas (21,9% da população).


No tocante às locações comerciais, são agora necessários novos aperfeiçoamentos para adaptar a lei à realidade digital e tornar as relações de locação mais rápidas e assertivas.


Este é o propósito do Projeto de Lei nº 871/2022, aprovado no final de agosto pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Câmara dos Deputados, com a qual o Secovi-SP contribuiu, por meio de subsídios técnicos.


Entre as principais alterações, estão: flexibilidade no pagamento do aluguel, permitindo convenção livre entre as partes; possibilidade de sublocação com valor superior ao da locação principal; responsabilização por desistência de proposta aceita; e liberdade de negociação em locações comerciais, incluindo garantias sem limitação de valor e reajuste por qualquer índice.


O Secovi-SP segue acompanhando e colaborando em matéria decisiva para trazer a Lei do Inquilinato ao século XXI, priorizando a confiança e a eficiência, com foco em tecnologia e agilidade processual.

FONTE: https://secovi.com.br/



Posts Relacionados

#

5 hábitos de um corretor de sucesso

Está definido na lei 6.530. Apenas os corretores de imóveis com registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) podem intermediar compra, venda ou locação de um imóvel. Portant

#

3 sinais de que franquia imobiliária é para você

O modelo de franquias já está mais do que consolidado no Brasil. É só olhar ao seu redor para ver os mais diferentes exemplos - de restaurantes e lanchonetes a lojas de presentes e roupas. Já

Quer receber novas ofertas?

Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail