Quero vender meu imóvel - o que devo fazer?

Quero vender meu imóvel - o que devo fazer?

Quando um proprietário se dispõe a vender seu imóvel, muitas vezes fica perdido, sem saber por onde começar, com quem falar quem procurar, ou como fazer.


  E ao procurar uma imobiliária, não se sente bem informado ou mesmo com o respaldo necessário para fazer uma boa venda de sua propriedade.


  Abaixo listamos alguns itens básicos para garantir uma boa exposição de seu imóvel - a começar pela apresentação das características do mesmo:


  • A propriedade está em bom estado de conservação? Um imóvel deteriorado e mal conservado afasta o comprador em potencial.
  • Uma decoração harmoniosa, que permita ao comprador ver com clareza o imóvel, ajuda a atrair a venda.
  • A documentação está em ordem? Verifique desde impostos, certidões, taxa de manutenção se for apartamento, a plantas. E, deixe a mão para demonstração, caso seja necessário apresentar a mesma.
  • Ao marcar uma visita ao local - No dia, providencie para que não haja interrupções desnecessárias; tais como crianças, animais, ou pessoas indo e vindo ao local. Retire o que impeça uma boa visão, como excesso de móveis, quadros e roupas/objetos.
  • Se o imóvel estiver fechado, faça a limpeza, areje para evitar cheiro de mofo; evitando impressões desagradáveis e até um possível ataque alérgico, por parte do visitante e possível comprador.


Outro fator a ser somado - tire boas fotos de seu imóvel, registrando o mesmo de vários ângulos que permitam uma boa visão, tanto do interior como do exterior - use uma boa câmera para isso. Pode ser um celular que tenha boa resolução. O importante é a nitidez das fotos. Se houver algum detalhe extra, que valorize o local, como uma churrasqueira, Ar condicionado, uma vista privilegiada, por exemplo; registre também. E cite no anúncio.


  • Feito isso, hora de fazer propaganda das vantagens da vizinhança - como rua; bairro; comércio; parques que existam nos arredores; escolas; supermercados e acesso ao transporte público, bem como à auto-estradas que agilizem a vida de quem precisa se deslocar com rapidez a locais mais longínquos.
  • E quanto a  calcular o valor do seu imóvel - atenção para não cair nos excessos: se for muito baixo, haverá prejuízo; se muito alto, a venda ficará "encalhada". 
  • Pesquise na internet, nas imobiliárias locais.
  •  Importante também verificar se a documentação do imóvel permite financiamento bancário, já que boa parte da população geralmente se utiliza deste sistema.
  • Se for um imóvel de herança, o inventário concluído é essencial.


Com estes cuidados em mãos, hora de anunciar. Você pode recorrer a imobiliárias; se utilizar de corretor de confiança; ou simplesmente anunciar em sites específicos. Lembrando que as visitas devem sempre ser agendadas previamente; e que você deve evitar estar só durante as mesmas.


Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.

Blog Leardi - Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliario e de franquias. Oportunidades, dicas, informação.