Processo de compra de franquias

Processo de compra de franquias

Conheça tudo sobre o processo de compra de franquias


O processo de compra de franquias tem suas questões burocráticas, como todos os outros, mas conhecendo-o pode ser simples e prático. 

Ele é dividido em algumas etapas, incluindo reuniões, avaliação do franqueado, apresentação da franquia e escolha do local junto a franqueadora, por exemplo.

Mas, muitas pessoas têm a pressa de abrir seu próprio negócio e acabam pulando algumas etapas, como a leitura do contrato, que pode acabar prejudicando ambas as partes.

Para isso não acontecer, explicamos todo processo para você ficar por dentro.


O PROCESSO 


O processo de compra de franquia varia de acordo com a rede e o ramo empresarial. Enquanto algumas marcas tem o processo seletivo mais rígido de avaliação, outras prezam por uma localização mais estratégica.

Entretanto, a avaliação do franqueado costuma ser a primeira parte do processo, e há três fatores que se destacam:


  • Capacidade de gestão;
  • Capital financeiro;
  • Grau de interesse do franqueado.


Cada negócio possui características diferentes, e por isso cada um possui um perfil de franqueados diferente.

Na hora da avaliação, um candidato com experiência no ramo pode ser mais bem classificado do que outro que não, pois afinal o perfil adequado tem maior chance de fazer o negócio ser bem-sucedido.

Nesta etapa, é importante também que o franqueado avalie a rede, para que tenha certeza do que está fazendo. 

Feita a avaliação, é marcada a segunda reunião com o franqueado para a apresentação e esclarecimento da COF (Circular de Oferta de Franquia), um documento desenvolvido pelo franqueador e que apresenta todas as condições gerais do negócio, principalmente em relação aos aspectos legais, obrigações, deveres e responsabilidades das partes. 

A lei prevê um período de pelo menos 10 dias para a análise do documento. Sendo assim, o mesmo só poderá ser assinado e devolvido a marca depois de passado esse período para que o processo de compra da franquia possa ter continuidade.

Logo que assinado e todas as dúvidas forem sanadas, o franqueado assina enfim o contrato e é iniciada a implantação da franquia.

Aqui na Leardi o franqueado conta com todo apoio da marca, para que você obtenha os melhores resultados! Quer saber mais? Acesse o site Leardi





Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.