O que você precisa saber antes de começar a empreender

O que você precisa saber antes de começar a empreender

Empreender pode ser uma aventura muito lucrativa ou uma experiência nada agradável, mas é fato que o empreendedor é aquele que tem coragem e toma a iniciativa de abrir um negócio próprio.

Em 2018, a taxa total de empreendedores no Brasil foi de 38%, ou seja, aproximadamente 52 milhões de brasileiros entre 18 e 64 anos estão à frente de um negócio, segundo pesquisa realizada em parceria entre o Sebrae, o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ) e a Global Entrepreneurship Monitor (GEM).

É essencial ter comprometimento com o negócio. Saiba que empreender pode ser um caminho árduo, principalmente se você estiver sozinho. Por isso, trouxemos algumas dicas para lhe ajudar nessa trajetória.


Antes de começar, invista em um planejamento

Antes de mais nada você precisa de um plano de negócios. Aonde quer chegar? Já sabe como chegará lá? Estabeleça objetivos e estratégias para alcança-los.


Atualmente existem muitos modelos para montar esse norteador do negócio. O mais simples e difundido deles é o Bussines Model Canvas, mais conhecido somente como Canvas, uma planilha que te ajudará a esboçar e entender cada etapa para desenvolver a sua empresa.


Conhecer o mercado em que quer atuar também ajudará bastante nessa parte do processo.


Dicas


Capacitação é importante

Faça cursos de empreendedorismo e sobre assuntos do mercado em que atua. Esta capacitação te fará um profissional mais atento e poderá abrir novas portas para você e o seu negócio.

Existem muitos cursos gratuitos para empreendedores, mas se o seu problema for falta de tempo, as opções online podem te ajudar.

O conhecimento é um diferencial nos casos de sucesso. Lembre-se, essa capacitação também é um investimento em você.


Converse e aprenda com profissionais da área

Não tenha medo de perguntar. Peça conselhos para quem já atua no mercado e pergunte sobre erros e acertos, ouça com atenção, analise os pontos em comum com o seu negócio e utilize essas dicas para evoluir como empreendedor.

A mesma coisa vale para professores e especialistas no tema.


Frequente palestras e workshops

Além do aprendizado e da atualização de conteúdos, as palestras são importantes para a elaboração de um networking, ou seja, uma rede de contatos. Aceite cartões de visitas e converse com as pessoas.

Aproveite os eventos para ampliar e cultivar sua rede de contatos, isso pode te render ótimas oportunidades e parcerias.


Minimize seus custos

Saiba onde é realmente necessário investir o seu dinheiro. Será que uma grande sala no melhor ponto da cidade é o melhor para você agora? Ou é melhor guardar esse dinheiro para pagar as taxas do empreendimento?

Alguns gastos são essenciais e precisam ser ponderados previamente, como as contas de telefone, luz, internet e aos impostos. Considere esses custos básicos antes de gastar além do necessário com coisas supérfluas. Não se esqueça do capital de giro necessário para manter o negócio até que sua empresa dê lucro.


Marketing digital como ferramenta

Ter redes sociais é uma obrigação para todos os negócios. Utilize este meio para promover você ou sua empresa para possíveis investidores ou para conversar com o público final do seu negócio.

Usar o meio online é mais barato que as mídias tradicionais e mais rápido para disseminar informações. Além de te dar métricas mais objetivas sobre quem está acessando o seu conteúdo.

O marketing digital é uma das melhores formas de divulgar a sua empresa. Esteja sempre atento as mudanças na comunicação digital.


Consultoria especializada

Depois de um certo avanço, quando já tiver amadurecido tudo o que podia do seu planejamento, uma consultoria especializada pode ser uma saída para alavancar o seu negócio. Esse recurso é caro, por isso a solução é mais indicada para empresas que tenham uma margem segura para gastar nesse investimento e estejam mais estruturadas, para que as perguntas possam ser assertivas nas dúvidas já formadas.


Vamos começar?


Agora que você já tem todas as dicas necessárias para começar a empreender, comece agora mesmo!

Tire seus projetos do papel e comece a executá-los. Empresas conceituadas se atualizam constantemente para melhorar, mas isso não as impede de já estarem no mercado. Não perca tempo pensando demais, pois somente a experiência prática te dará os conhecimentos necessários para evoluir seu negócio.

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.

Blog Leardi - Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliario e de franquias. Oportunidades, dicas, informação.