Blog da Leardi

Jardim Anália Franco, a pérola da zona leste

  • 17/01/2020

Localizado na zona leste, o distrito tem apenas 51 anos e é um dos bairros nobres da região.

O nome foi dado em homenagem Anália Emília Franco, professor, colunista de revista, poeta e autora de romances, que fomentou a construção de escolas e instituições de caridade. 

Com foco em ajudar crianças e mulheres, a filantropa manteve dezenas de escolas, abrigos, clínicas e asilos. 


História

Em 1901, Anália comprou uma chácara e fundou a Associação Feminina Beneficente e Instrutiva, na qual empregou ex-prostitutas e abriu um colégio. 

A educadora morreu 18 anos após a compra do terreno, o que prejudicou o funcionamento da instituição. Em 1968, ocorreu o loteamento das terras da Associação e essa partilha originou o bairro com o nome atual. 

Primeiramente a região era conhecida como Sítio do Capão Grande, mas com a compra pelo Regente Diogo Antônio Feijó, o nome passou a ser Chácara Paraíso a pedido do próprio dono.

A região desta instituição tornou-se o Jardim Anália Franco e a casa principal foi mantida até 1993, mas sem condições financeiras a mesma foi comprada e recuperada pela Universidade Cruzeiro do Sul, que atualmente funciona no local.


Mobilidade

A localização estratégica é uma das grandes vantagens do bairro. O Jardim Anália Franco tem proximidade com as avenidas Alcântara Machado, Salim Farah Maluf e Vereador Abel Ferreira. Além de ter fácil acesso a Marginal Tietê e a Radial Leste. 

Atualmente, o distrito não possui linhas de metrô ou CPTM, mas a prefeitura já planeja a construção de uma estação que ligue a linha 2-Verde e a 6-Laranja: a futura estação Anália Franco.

Já as linhas de ônibus estão presentes nas principais vias da região.

 

Lazer

Um dos pontos referenciais de moda e cultura da região é o Shopping Anália Franco que está entre os 5 maiores shoppings da cidade de São Paulo, tendo mais de 400 lojas, 43 opções de alimentação e 9 salas de cinema, sendo uma delas 4DX. Entretanto, este centro comercial não fica no bairro Jardim Anália Franco, mas sim no Tatuapé.


1. Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (CERET)

O parque público CERET foi inaugurado em 1975 com espaço de 286 mil m² e ampla estrutura para atividades ao ar livre.

O local oferece campos de futebol, futebol de areia e rugby, quadras de vôlei, vôlei de praia, basquete, e mais quatro quadras poliesportivas, piscinas, pista para caminhada e de atletismo, salas de ginástica e boxe, playground, salão de jogos, bosque para leitura, espaço pet, academia ao ar livre e o ginásio poliesportivo.

Para utilizar a piscina é necessário apresentar foto 3x4, comprovante de residência e RG para fazer a carteirinha. Fora isso, toda a estrutura do parque é gratuita e não é necessária a apresentação da carteirinha, incluindo o uso do estacionamento.

Encontros de yoga, tai chi chuan, karatê, capoeira, hidroginástica e treinos abertos poliesportivos também são realizados no parque. Além disso, local recebe eventos temáticos com food trucks especializados.

Para saber mais sobre a programação acompanha as redes sociais do CERET ou no site da prefeitura.


2. Saint Decor Café Bistrô

O café e bistrô é inspirado na França provençal. Os toques clássicos, e até um pouco retrô, compõe o charme do Saint Decor.

O cardápio conta com clássicos pratos franceses, sobremesas bem elaboradas e as mais diversas opções de bebidas quentes e gelado. 

Já o espaço temático é aconchegante e ambientado com música francesa, uma ótima opção para quem deseja dar um tempo na correria do dia a dia. O Saint Decor também vende algumas decorações inspiradas na temática do estabelecimento.

Um destaque do estabelecimento é a possibilidade de reservar o espaço para eventos.


Mercado imobiliário

Caracterizado como um bairro residencial, o Jardim Anália Franco é um bairro moderno e tem tudo que uma família precisa para viver bem.

Em meados dos anos 80, o distrito passou pelo “boom” imobiliário que primeiramente fez surgir os sobrados geminados e pouco tempo depois os prédios de alto-padrão. A chegada do Shopping Anália Franco e da Universidade Cruzeiro do Sul aceleraram este processo de valorização do bairro.

De acordo com os dados do Portal de Imóveis da Zona Oeste, o preço médio dos apartamentos no bairro é de R$ 8.500,00; e o valor médio dos sobrados da região é de R$ 5.000,00 por metro quadrado.

Atualmente, o distrito conserva aspectos de cidade do interior com seus sobrados, mas mantém com uma potente infraestrutura de comércio, serviço e lazer.




Posts Relacionados

#

5 hábitos de um corretor de sucesso

Está definido na lei 6.530. Apenas os corretores de imóveis com registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) podem intermediar compra, venda ou locação de um imóvel. Portant

#

3 sinais de que franquia imobiliária é para você

O modelo de franquias já está mais do que consolidado no Brasil. É só olhar ao seu redor para ver os mais diferentes exemplos - de restaurantes e lanchonetes a lojas de presentes e roupas. Já

Quer receber novas ofertas?

Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail