Granja Viana, o bairro dos condomínios

Granja Viana, o bairro dos condomínios

A Granja Viana é um bairro nobre da Grande São Paulo. Localizado na zona oeste, a região possui muitos residenciais e condomínios, além de ser um polo gastronômico.

O distrito está localizado principalmente na cidade de Cotia, mas sua área também está inclusa nos municípios de Carapicuíba, Embu das Artes, Jandira e Osasco.

História
A primeira citação que pode ser encontrada da região faz referência a Fazenda Carapocuyba que também integrava as terras que atualmente correspondem a Osasco e Embu das Artes.
Posteriormente, a fazenda foi dividida entre diversos proprietários e um deles foi Niso Viana, empreendedor do ramo de fertilizantes. Em 1939, ele comprou um grande pedaço de terra, pois enxergava na região a possibilidade de plantar eucaliptos e nutrir a demanda das fábricas e siderúrgicas de São Paulo.
Foi seu irmão mais novo, Genuíno Viana, que convenceu o patriarca a importar gado e investir no negócio de criação de animais e produção de leite e queijo.
Esta por fim se tornou a principal atividade da fazenda, cuja área atualmente corresponde a Granja Velha.
Foi então que surgiu o nome “Granja Viana”. Ao contrário do que muitos pensam, uma granja não está somente ligada a criação de aves, mas se refere a uma construção fechada que podem abrigar tanto mamíferos como aves.
Nos relatos históricos, Niso Viana era sempre apresentado como alguém ligado as causas sociais. A primeira delas foi a educação. O patriarca fundou a Lar Escola Rotary a visando dar mais oportunidades para os filhos de seus empregados e das famílias em torno de sua propriedade.
Em 1982, a escola passou a se chamar Colégio Rio Branco e é atido até hoje pelo Rotary.
Após o investimento em educação, Viana passou sua atenção para a melhoria dos atendimentos de saúde, apoiando as Irmãs Camilianas que cuidavam dos atendimentos emergências da região e contratando médicos, e também religioso, com a construção de paróquias.
Em 1950, as terras da família Viana começaram a ser divididas e loteadas, mas foi somente com a expansão imobiliária da década de 70 que os primeiros condomínios residenciais fechados surgiram.
Na metade do século XX, a região passou a receber empreendimentos de alto padrão para atender as famílias de alta renda que tinham gosto pela região.
Já no século XXI, Granja Viana começou a atrair empresas e, consequentemente, um grande volume de moradores.

Lazer
O distrito tem ótimas opções de comércio como o Shopping Granja Vianna, o Open Mall The Square e o Centro Comercial Vianna Village.
Outro ponto positivo são as opções de lazer com área verde como o Parque Cemucam, o Clube Tennis Hill e o Templo budista Zu Lai.

1. Shopping Granja Vianna
Projetado para atender as necessidades do público da região e integrar a modernidade com a natureza, o shopping conta com corredores amplos, elevadores panorâmicos com vista para a natureza, paisagismo, iluminação natural e uma área ao ar livre com restaurantes.
Além das 160 lojas, academia com conceituo clube, supermercado, cinema, bancos, farmácia e serviço de lavagem de carro.

2. Kartódromo Internacional Granja Viana
Este kartódromo é referência em todo o Brasil e sedia os principais eventos de kart nacionais e internacionais, desde os campeonatos amadores até os profissionais.
A pista de 1.150m foi inspirada em pistas de automobilismo do mundo todo, com desníveis, subidas e descidas; tudo pensado na melhor experiência para os pilotos!
O estabelecimento tem 48 mil m² e conta com uma infraestrutura completa com restaurante, espaço para eventos, lanchonete com deck, área de boxes, oficinas, vestiários, loja de produtos e estacionamento.

3. Parque Cemucam
Com uma área de 500 mil m², o Centro Municipal de Campismo (CEMUCAM) é o único parque municipal localizado fora da cidade de São Paulo e foi criado com o intuito de divulgar o campismo e atender o movimento escoteiro.
O parque oferece quiosques com churrasqueiras, circuito de mountain bike, campo de futebol, quadra poliesportiva, pista de Cooper, trilha para caminhada, bosque, gramado para piquenique, playgrounds
O espaço também abriga o Viveiro Harry Blossfeld, antes conhecido como Viveiro Cotia, que fornece espécies para a arborização do município de São Paulo.

Mercado Imobiliário
Considerado um “refúgio verde” da região da Grande São Paulo, o bairro é sinônimo de qualidade de vida e muitas famílias procuram a região para casas de veraneio.
É claro que o distrito não se resume a isso e você vai encontrar todo tipo de imóveis na região.
Dados do portal Imovelweb, comprovam que a busca por imóveis fora das capitais subiu 52% entre fevereiro e março neste ano. E com a Granja Viana não foi diferente.
Devido a procura por casas maiores e mais afastadas da região central de São Paulo, calcula-se um aumento de 70% na procura de imóveis na Granja durante o período de isolamento.
Se você busca por um estilo de vida mais calmo ou por mais conforto, sem se afastar muito da capital a Granja Viana é o lugar certo para você!

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.