Dicas para ter sua própria horta vertical em casa

Dicas para ter sua própria horta vertical em casa

A horta vertical, também chamada de horta suspensa, é um jardim para espaços pequenos, perfeito para cultivar ervas e hortaliças em casa.

Reaproveitando espaços nas paredes e incentivando a produção de alimentos orgânicos, além de ser ótima para a decoração da casa, ter um plantio pode ser uma boa atividade para fazer em família ou até para se distrair do estresse do dia a dia.

Veja a seguir nossas dicas para que você possa começar sua própria horta:


Local da horta

O primeiro passo é escolher o local que o seu plantio ocupará.

É preciso que as plantas recebam luz solar de, pelo menos, duas a cinco horas por dia, então o local precisa ter acesso a tal iluminação.

A altura também é importante. Deve ser de fácil acesso para Às pessoas que a utilizam, mas evite deixar à altura de animais ou crianças pequenas.


O que plantar?

Para escolher as ervas é preciso pensar em duas coisas: os temperos mais utilizados na sua casa e os mais práticos para se cultivar.

A ideia da horta caseira é ser simples e fácil de cuidar, então opte por espécies que aguentam melhor as mudanças climáticas e tem menos exigências para cultivar.

Entre as mais comuns estão: alecrim, hortelã, manjericão, orégano, tomilho, coentro e salsão.

Mas é claro que estas não são as únicas possibilidades. Manjerona, menta, salsinha, sálvia, cebolinha, agrião, e erva-cidreira também estão entre boas possibilidades para se ter em casa.

As plantas de raízes curtas são ótimas opções para jardins verticais.


Vasos decorativos, mas também práticos

Estes são outras escolhas que devem ser pensadas e tratadas com carinho para que sua horta floresça saudável.

As opções de vasos são inúmeras, desde os mais comuns que são encontrados em mercados e lojas de jardineiras até os itens mais alternativos, que podem ser feitos em casa.

Cerâmica, fibra de coco, plástico, madeira, vidro, metal, garrafas pet ou tubos pvc; escolha o que melhor se encaixa no seu orçamento e ao estilo que pretende dar a horta.

No caso do uso de vasos ou jardineiras, forre-se o recipiente com pedras de jardim para facilitar o escoamento da água.

Para que sua horta cresça saudável, é importante se atentar quanto ao tamanho do vaso e as raízes das ervas escolhidas.


Nunca deixe de cuidar da horta

Algumas dicas podem fazer a diferença para ter uma horta bem cuidada.

O melhor momento para regar suas plantas são as primeiras horas da manhã. Evite molhá-las em horário muito quentes, pois a água evapora rapidamente, ou durante a noite, já que as ervas têm mais dificuldade de absorção nesse horário.

Antes de regá-las, é preciso examinar as condições do solo. É fundamental que o solo esteja úmido, entretanto, se o mesmo estiver encharcado, não acrescente mais água. Essas condições podem ser alteradas pelo clima do dia.

Para evitar o excesso de água, que também é prejudicial para as plantas, adicione pedras, peças de espuma ou faça pequeno furos na base do vaso.

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.

Blog Leardi - Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliario e de franquias. Oportunidades, dicas, informação.