Dicas para organizar a casa

Dicas para organizar a casa

Engana-se quem pensa que a organização da casa é apenas para que tudo pareça arrumado antes da visita chegar.

Na verdade, os benefícios dessa organização são vários, como por exemplo, poupar seu tempo e dinheiro, além de trazer uma sensação de bem-estar e dar a impressão que o lugar é maior e mais espaçoso!

Veja a seguir as nossas dicas para organizar a casa e, com isso, deixar seu lar um lugar mais confortável de se viver!


Definir espaços

Antes de estabelecer onde cada coisa ficará, procure pensar em como e quando você as usa no decorrer do dia.

Definir um espaço para cada objeto facilita na hora de encontra-los, mas também para ter noção da quantidade de itens iguais ou com a mesma utilidade, por isso, agrupe-os em um só lugar, e mantenha eles perto de onde serão úteis!

Caso perceba que há um acúmulo de produtos parecidos, não tenha medo de jogar fora ou doar para alguém. Quanto menos elementos, mais fácil a organização diária!


Mudança de hábitos

Manter sempre a casa organizada é a principal dica de organização, porém isso não é tão fácil de se fazer. Por isso, existem alguns pequenos hábitos do dia a dia que podem ser mudados para facilitar essa arrumação constante.

Como por exemplo, colocar um cabideiro logo na entrada da casa.

Criar o costume de pendurar casacos, bolsas e acessórios assim que chegar impede que todas essas coisas estejam jogadas por aí no final do dia!

Além disso, as Personal Organizers Micaela Góes, Ivana Portella e Stella Rangel criaram uma rotina doméstica que se divide em:


•Tarefas Diárias: Arrumar a cama, lavar a louça, limpar a pia e privada do banheiro e separar roupas para lavagem.

•Tarefas Semanais: Limpar banheiro, chão e janelas; trocar o lençol e lavar as roupas.

•Tarefas Mensais: Limpar estantes com muitos livros ou objetos, guarda-roupas e armários da despensa.

•Tarefas Semestrais: Separar roupas que não são mais usadas para doação, e jogar fora aquelas que não estiverem em condições de serem doadas.


Todo espaço vale

Qualquer cantinho pode servir na hora de guardar alguma coisa!

Use locais fora do alcance dos olhos para guardar aquilo que não é usado com frequência, como malas que podem ser colocadas na parte de cima do guarda-roupa.

Além do mais, se você tiver uma coleção de objetos que podem se tornar bagunça mais tarde, não hesite em comprar um móvel planejado para ela. Além de deixar tudo arrumadinho, incrementará a decoração do cômodo!


Qualquer um pode ajudar

O hábito da arrumação pode e deve ser ensinado desde sempre, por isso, até mesmo as crianças devem participar na hora de organizar a casa. Para isso, invista em baús e caixas grandes onde elas poderão guardar seus brinquedos!

Conforme ela for crescendo, peça ajuda com coisas que possa alcançar, como por exemplo, limpar e arrumar as prateleiras baixas!

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.

Blog Leardi - Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliario e de franquias. Oportunidades, dicas, informação.