Dicas para gerenciar uma equipe de sucesso

Dicas para gerenciar uma equipe de sucesso

Ter uma equipe forte e dedicada é essencial para se ter sucesso. Entretanto, montar essa equipe e gerenciá-la não é tão fácil quanto parece, requer dedicação e conhecimento. Para isso, trouxemos 5 dicas para você atingir seus objetivos e levar sua imobiliária ainda mais longe.


Eu preciso mesmo disso?

A gestão é um dos itens mais importantes em uma empresa. Do mesmo jeito que os funcionários são essenciais para o trabalho ser realizados, um gerente organizado e disposto é essencial para potencializar o desempenho dos funcionários.

Nesse sentido, é possível dizer que o gerenciamento é o coração da empresa, permitindo o total funcionamento do negócio e conseguindo desenvolver bons resultados.

Capacitação, desenvolvimento e humanização são os três pilares que uma gestão moderna e efetiva procura desenvolver na empresa. 

Para cumprir todas essas etapas é necessária muita organização e comprometimento, mas essas as nossas dicas te ajudarão a criar um ambiente positivo e isso proporcionará o aumento de produtividade.

Mesmo que um ambiente agradável e maiores resultados não pareçam ter ligação, é fácil checar isso no dia-a-dia. Observe quando o gerente chega mais animado e como isso aumenta a troca de ideias; atente-se também aos dias que o líder está desmotivado e o rendimento cai.

Veja nossas dicas e entenda como uma boa gestão faz a diferença no cotidiano da empresa.


1. Comunicação é essencial

Construa relacionamentos com a equipe. É preciso se conectar, demonstração de respeito, confiança e atenção serão valorizados e correspondidos pelos colaboradores.

Uma das tendências da sociedade atual é a comunicação horizontal. Um diálogo aberto com os chefes faz os funcionários se sentirem mais valorizados e, assim, mais eficientes.

Reuniões periódicas vão tornar mais fácil esse acesso e te manterá informado sobre todos os problemas. Lembrando que essas reuniões devem ser um canal aberto para os colaboradores poderem se expressar. A periodicidade fortalecerá a cultura organizacional da sua empresa. 

Esses encontros devem ser usados para fazer exposições, dar dicas, feedbacks e mostrar os resultados da equipe. É preciso dar orientação para a sua equipe, uma comunicação clara e objetiva tornará o grupo mais forte.


2. Trabalho em equipe

Mesmo com setores bem divididos, uma empresa precisa de interação. A ligação entre os setores nem sempre será clara, mas toda empresa possui um objetivo principal, e este será um objetivo comum para todos os setores.

Uma dica nesses casos é incentivar os trabalhos em grupos. Esta ideia de grupos de trabalho para projetos específicos funciona tanto em empresas maiores quanto em relação aos corretores.

Nas empresas com departamentos separados, ações em conjunto são facilmente organizadas. Faça grupos com pessoas de diferentes áreas para criação de campanhas, para implementar melhorias para os clientes ou para mensurar números da própria empresa.

Já com os corretores, faça-os trabalhar em duplas para captação de imóveis por exemplo. Tornará a atividade mais agradável e fortalecerá a união da equipe.


3. Capacitação constante

As informações estão sempre mudando e sendo atualizadas, se você quer ter uma equipe preparada deve-se estar disposto a capacitar constantemente seus colaboradores. 

É importante balancear a eficiência do curso, conheça seus colaboradores para saber quais seus pontos fortes e quais precisam ser melhorados. O treinamento qualifica o atendimento e a produtividade dos corretores, fazendo-os se sentirem mais valorizados.

Mantenha seus corretores a frente da concorrência ofertando cursos com temas atuais. Assim, a sua equipe estará preparada para qualquer flutuação ou inovação no mercado imobiliário.


4. Ter metas realistas e com objetivos

Defina metas alcançáveis para fomentar o comprometimento da equipe. Mesmo sendo uma estratégia tradicional é um método que funciona. 

O intuito é que os colaboradores se esforcem, alcancem resultados novos e melhorem o rendimento.

Um ponto de atenção nessa estratégia são as metas estipuladas. Elas não devem ser impossíveis de alcançar, pois isso gera um ambiente de insatisfação e desanima os profissionais.

É preciso deixar claro que o cumprimento dessas metas leva seus corretores a algum lugar. Valorize a equipe durante as reuniões e motive a equipe com premiações, gratificações e confraternizações.

Esse método também mostra possibilidade de crescimento e desenvolvimento na carreira, mantenha os corretores ativos apresentando cases de sucesso no mercado imobiliário. 


5. Seja um exemplo

Aqui o velho ditado “faça o que eu falo, não faça o que eu faço” não existe! Inspire confiança em seus corretores com demonstrações de comprometimento. 

Uma boa equipe é formada também de um líder responsável, um exemplo de produtividade e até sobre o controle dos horários. Seja um líder que guia, aponta os erros e ensina como melhorar. 

As equipes precisam de uma liderança que incorpore os valores da empresa. Mostre que, mesmo como autônomo, trabalhar em conjunto é importante, sem deixar de valorizar a dedicação de cada um.


Para terminar, uma dica extra

Lembre-se de confiar em seus funcionários e saiba delegar tarefas com base nos pontos forte de cada colaborador. Você não precisa estar diretamente ligada a todos os detalhes de cada projeto, mas tenha certeza de que toda a equipe está preparada e alinhada com os objetos a serem alcançados.


Agora que já conhece nossas dicas, comece hoje mesmo a fazer a diferença em sua empresa!


Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.

Blog Leardi - Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliario e de franquias. Oportunidades, dicas, informação.