Blog da Leardi

Conheça a nova parceria entre Sebrae e Caixa

  • 27/04/2020

Para o Sebrae, uma das maiores dificuldades que os donos de pequenos negócios têm passado durante este período de crise é o acesso restrito ao financiamento, que tem sido cada vez mais negados por instituições financeiras.

Desde o começo da pandemia causada pelo coronavírus, 60% das micro e pequenas empresas tiveram o pedido de crédito negado, pois se tornou mais difícil atender as garantias solicitadas pelas instituições financeiras.

Para contornar esta situação, a instituição realizou um acordo com a Caixa Econômica Federal para disponibilizar uma linha de crédito especial que é garantida pelo Sebrae por meio do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe).

Veja a seguir como funciona o financiamento e como solicitá-lo:


Sobre a linha de crédito especial

O novo acordo entre o Sebrae e a Caixa Econômica federal promete facilitar o acesso dos empreendedores a financiamento de capital de giro.

A parceria entre as instituições se trata de uma linha de crédito especial, com taxas e prazos diferenciados, que potencializa o acesso das micros e pequenas empresas ao auxílio de custo para manter o negócio em funcionamento.

A medida faz parte do conjunto de iniciativas que vem sendo implementado pelo Governo Federal e o Sebrae para reduzir o impacto provocado pela crise do coronavírus sobre os pequenos negócios no Brasil.


Quem tem acesso?

A nova linha está disponível para os setores de indústria (inclusive agroindustriais), comércio e serviços, com portes de Microempreendedores individuais (MEI), Microempresas e Empresas de pequeno porte.

Também é preciso que os empreendimentos tenham pelo menos 12 meses de faturamento e não tenham nenhuma restrição de CPF e de CNPJ.


Antes de solicitar a linha de crédito

Antes de ter acesso ao financiamento, é preciso assistir um vídeo de orientação produzido pelo Sebrae através do seu cadastro no site da instituição.

O conteúdo foi preparado para orientar o empresário na decisão de obter uma linha linha de crédito e apresenta as principais informações sobre empréstimos.

Assistir o vídeo é obrigatório para pedir o financiamento e a Caixa será notificada caso o empresário não acesse o conteúdo.

É importante ressaltar que, após ver o vídeo, o empreendedor tem 48 horas (dois dias) para entrar em contato com o banco.


Como solicitar o financiamento?

O primeiro passo é entrar em contato com uma agência da Caixa Econômica Federal e pedir o crédito da parceria.

O banco consultará seus dados e, caso não haja nenhuma restrição, a instituição pedirá os documentos necessários. Se houver qualquer restrição, não será possível pedir o financiamento.

Após a entrega dos documentos é preciso realizar o cadastro na agência escolhida e o seu pedido entrará em processo de análise.

Se a documentação for aprovada, você receberá o recurso. A Caixa avisará o Sebrae que irá entrar em contato com você para lhe ajudar a realizar um planejamento empresarial.


E para fazer o pedido online?

Também é possível solicitar a linha de crédito especial pelo site da Caixa. Para isso é necessário entrar no site da Caixa e clicar em “Tenho Interesse”, você será redirecionado a uma página de acesso a conta. Faça o login com sua conta de Pessoa Jurídica.

[http://www.caixa.gov.br/caixacomsuaempresa/caixa-e-sebrae/Paginas/default.aspx]

Será feito a pesquisa dos seus dados e após confirmado que não existem restrições, você deve confirmar seus dados e acessar o catálogo de operações disponíveis. Escolha a opção “FAMPE”.

Seu pedido entrará em processo de análise e uma agência da instituição financeira entrará em contato para solicitar a documentação.

Se aprovado, a Caixa entrará em contato com você para avisá-lo sobre a concessão do financiamento e o Sebrae lhe ajudará a realizar o planejamento.


Acompanhamento empresarial do Sebrae

Quando a Caixa entrar em contato com o empresário será ofertado o pacote de soluções financeiras, contendo taxas reduzidas de crédito, serviços no gerenciador financeiro virtual e um acompanhamento empresarial com o Sebrae.

Para as empresas que já receberam ou que possuem um acompanhamento pelo Sebrae, além do pacote de benefícios anteriores será ofertada uma operação de crédito com taxas mais baixas, prazo maior de carência e sem a necessidade de garantias reais.



Posts Relacionados

#

5 hábitos de um corretor de sucesso

Está definido na lei 6.530. Apenas os corretores de imóveis com registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) podem intermediar compra, venda ou locação de um imóvel. Portant

#

3 sinais de que franquia imobiliária é para você

O modelo de franquias já está mais do que consolidado no Brasil. É só olhar ao seu redor para ver os mais diferentes exemplos - de restaurantes e lanchonetes a lojas de presentes e roupas. Já

Quer receber novas ofertas?

Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail