Como gerenciar sua equipe a distância

Como gerenciar sua equipe a distância

Gerenciar uma equipe não é tão fácil quanto parece, principalmente quando se trata de colaboradores que trabalham remotamente.

Com a pandemia do Covid-19 e a recomendação para permanecer em casa, o home office foi a medida adotada por muitas empresas para manter suas atividades.

Uma gestão organizada se tornou ainda mais importante. Do mesmo jeito que os funcionários são essenciais para o trabalho ser realizados, um gerente organizado e disposto é fundamental para potencializar o desempenho da equipe.

Conheça agora mesmo dicas indispensáveis para manter a produtividade e garantir uma boa atuação de seus colaboradores.


Defina um sistema de comunicação

Comunicação é essencial para gerenciar sua equipe remotamente.

Defina a ferramenta que utilizará para conversar com a equipe e informe-os a importância de utilizar esse meio como oficial. Existem diversos aplicativos voltadas para a comunicação empresarial.

Você pode conhecer algumas delas clicando aqui

É essencial que você dê o exemplo, utilize a ferramenta sempre que precisar conversar com aquipe. Isso também lhe ajudará a manter um controle das atividades e ter tudo registrado em um só local.


Estabeleça protocolos e um sistema de trabalho.

Essa tarefa vai depender da sua empresa e de quantos funcionários você tem, mas independente disso, é fundamental criar protocolos e sistemas de trabalho.

Alguns exemplos de protocolo de comunicação interna são: reuniões diárias no começo da jornada de trabalho e envio de relatório ao final do dia.

Já o sistema de trabalho é preciso para manter a qualidade do atendimento aos clientes e a entrega dos resultados, por exemplo: a criação prévia de padrões e etapas do projeto.

A definição desse sistema irá te poupar tempo nas reuniões e também na revisão do trabalho.


Objetividade é mais importante do que nunca

Nada de ser prolixo nas reuniões, muito menos não estabelecer metas ou não delegar tarefas diretamente.

Tenha clareza ao definir as tarefas que precisam ser cumpridas, seja direto ao escolher as pessoas que trabalharam nos projetos e seja transparente quanto aos objetivos e a expectativa do trabalho de seus colaboradores.


Estimule o levantamento de dúvidas

Estimule o questionamento, seja para poupar tempo em conversas durante o dia ou para evitar informações defasadas.

Ao gerenciar sua equipe e trabalhar remotamente é de suma importância que todas as dúvidas sejam feitas e respondidas. Mesmo que você ache uma pergunta boba ou sem sentido, é melhor esclarecê-la com calma, pois isso pode lhe poupar horas de trabalho perdido ao ter que refazer uma tarefa.

Mantenha uma comunicação aberta e transparente com a equipe e evite a discordância de informações.


Documente os processos

Documentar as tarefas é uma formalização útil para vários momentos.

Seja para evitar erros de comunicação, perda de informações ou também para comprovar os processos do trabalho, caso seja necessário.

Com esse hábito ficará ainda mais fácil mapear as tarefas e minimizar os problemas, te ajudando a identificar as etapas que precisam ser melhorados.

Entretanto não basta só documentar. Tenha um espaço na nuvem para armazenar e-mails, registros, relatórios e todo tipo de arquivo.


Integre a equipe para não se sobrecarregar

É importante sim você ter conhecimento sobre o que está acontecendo, o andamento das tarefas e a interação da equipe, mas lembre-se que você também tem suas atividades a cumprir.

Não pode se responsabilizar por tudo, por isso delegar tarefas é tão importante. Integre sua equipe e incentive a conversa entre os setores para agilizar os processos e não te sobrecarregar com informações.


Invista em tecnologia

A tecnologia proporciona várias práticas que todo gestor precisa aplicar em sua rotina de trabalho, otimizando e ampliando as relações da sua empresa.

A ferramentas digitais vão além de apenas facilitar a comunicação por meio de chats de texto, áudio e vídeo. Elas também proporcionam a criação de métodos de trabalho e updates frequentes sobre o status das tarefas, além de ajudar com a documentação do trabalho executado.

Leia mais sobre ferramentas que facilitarão todo o processo de gerir uma equipe a distância.

https://www.leardi.com.br/blogleardi/ferramentas-para-gerir-o-seu-negocio-em-tempos-de-coronavirus


Feedback

Uma forma de aumentar a qualidade de qualquer empresa são os feedbacks. No trabalho remoto isso parece ainda mais real.

Através de feedbacks é possível ver onde estamos errando e assim melhorar as tarefas realizadas.

Este método é uma ótima forma de orientar o rumo indicado para cada um e valorizar o profissional responsável. Por isso, essas conversas devem ser mais pessoais que somente um e-mail e específicas para cada colaborador.


Veja também nossas dicas sobre atitudes para manter sua produtividade no home office.

https://www.leardi.com.br/blogleardi/home-office,-dicas-para-nao-perder-a-produtividade


Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.

Blog Leardi - Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliario e de franquias. Oportunidades, dicas, informação.