Como escolher o melhor bairro para morar?

Como escolher o melhor bairro para morar?

Escolher um novo lugar para morar não é nada fácil. Afinal, além de encontrar um imóvel com uma boa estrutura e com um valor que cabe no seu bolso, é preciso avaliar ainda a localidade. A seleção de um bairro pode ser o primeiro passo na hora de comprar ou alugar um imóvel e ser um fator decisivo para fechar ou não um contrato. 

Para acertar, é fundamental avaliar suas expectativas e se informar sobre a vizinhança, as proximidades e facilidades da região. Um bairro que combine com a sua rotina e seu estilo de vida impacta diretamente na qualidade de vida - tanto quanto (ou até mais!) que o tamanho dos cômodos ou o preço do aluguel.

Confira a seguir algumas dicas que vão contribuir para um processo de escolha mais claro e mais próximo do sucesso.

Pense na sua rotina

O que você e sua família costumam fazer todos os dias? Procurar por um bairro que facilite a rotina dos moradores é o primeiro passo para acertar na decisão. Se você tem filhos, por exemplo, pode ser uma boa aposta optar por um bairro próximo à escola.

Caso não seja possível morar perto dos locais que fazem parte da rotina dos moradores - como escola e trabalho - procure por bairros que ofereçam fácil acesso a esses pontos. Verifique as condições de trânsito e as linhas de ônibus ou metrô próximas à região.

Considere seu estilo de vida

Aqui é importante ter em mente quais são suas principais necessidades e prioridades. Ainda que bairros familiares possam ser super tranquilos, podem não ser a escolha mais interessante para quem tem uma vida social ativa e gosta de estar em locais mais badalados, por exemplo. Do mesmo modo, uma família com crianças pequenas pode não se dar bem em um bairro universitário, que costuma ser mais movimentado.

Informe-se sobre a segurança

Segurança é indispensável. Antes de bater o martelo em um imóvel, não deixe de avaliar se o bairro é seguro. Observe as condições de iluminação pública, policiamento, câmeras de segurança e movimento na rua, especialmente durante a noite.

Procure por bairros autossuficientes 

Não precisar pegar o carro ou o ônibus toda vez que for necessário comprar alguma coisa no supermercado pode ser uma grande vantagem para sua rotina. Bairros autossuficientes são, no geral, excelentes escolhas para morar. 

Confira se a região tem estabelecimentos como padarias, mercados, farmácias, restaurantes, atendimento médico, lojas e outros pontos comerciais. Parques, praças, bibliotecas e outros centros culturais e de lazer também agregam valor ao local.

Infraestrutura

Não é só a iluminação pública que deve ser alvo da sua atenção: toda a infraestrutura do bairro merece ser observada. Confira como estão as calçadas, verifique as condições de recolhimento de lixo e abastecimento de água e certifique-se de que os espaços públicos estão bem conservados e limpos.

Também é importante avaliar se o bairro é acessível a outras regiões da cidade. A qualidade das vias de acesso e a eficiência do transporte público não devem ficar de fora das conferências. 

Converse com a vizinhança

Mesmo com todas as suas pesquisas e observações, nada se compara à opinião de quem já mora no local. Tente conversar com as pessoas que vivem na região e faça perguntas práticas sobre acesso, transporte, recursos e segurança. Pergunte também se a pessoa está satisfeita com o bairro, há quanto tempo ela mora por ali e o que motivou a escolha. 

Visite o bairro em horários diferentes

Uma rua pode se transformar completamente durante a manhã ou durante a noite. Procure visitar o bairro em diferentes horários para ver de perto como é o movimento, a iluminação pública e o trânsito da região.

Trace seu perfil e suas expectativas para o bairro

Saber bem o que você quer vai diminuir as chances de acabar se mudando para um local equivocado. Depois de pensar em tudo o que é importante para você e avaliar suas possibilidades, vale a pena colocar tudo no papel para visualizar melhor o cenário geral e funciona como uma bússola para cada passo da procura.

Conte com um bom corretor de imóveis

Mesmo seguindo todas essas dicas, pode não ser fácil encontrar um imóvel no bairro certo para você. Para quem não conhece bem a cidade, a situação é ainda mais complicada: por onde começar?

Contar com um bom corretor pode ser a chave para passar por todo esse processo. Procure esclarecer para o profissional tudo o que você espera do local e quais são suas prioridades. Dessa forma, o corretor poderá te indicar opções que estejam alinhadas a seu perfil e apresentar bairros excelentes que você ainda não conhecia.

Por fim, vale lembrar que essa é uma escolha importante, que vai impactar sua qualidade de vida e que nem sempre é simples de alterar. Pesquisar muito, reunir o máximo de informações, pedir opiniões de quem conhece e contar com ajuda profissional faz toda a diferença.

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.

Blog Leardi - Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliario e de franquias. Oportunidades, dicas, informação.