Boas práticas para manter uma rotina saudável

Boas práticas para manter uma rotina saudável

Com a quarentena instaurada como forma de prevenção e não disseminação do Covid-19, muitos dos nossos hábitos tiveram que mudar bruscamente. Entretanto, isso não é motivo para descuidar da sua saúde física e mental!

O atual estado de pandemia é um momento estressante e de muitas incertezas; por isso, cuidar de sua saúde mental é tão importante. Precisamos estar fortes quando esse momento de crise passar, para reescrevermos um novo capítulo na história mundial.

Veja a seguir nossas dicas para manter a mente ocupada só com coisas boas durante o isolamento:


1. Faça alongamentos e exercícios diários

Os exercícios físicos são um aliado para o bem estar físico e mental, além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico.

A recomendação médica é que sejam feitos, pelo menos, 30 minutos de exercício por dia. 

As atividade podem ser as mais variadas. Vale desde subir e descer escadas até brincar com os filhos. Pratique Yoga por videochamada com seus amigos ou aprenda novas coreografias através de vídeos no YouTube.

Caso esteja em home office, lembre-se de se manter na ativa durante as pausas do trabalho também, realizando alongamentos sempre que sentir a necessidade.


2. Comece uma rotina saudável

Foque numa alimentação saudável e priorize seu sono. 

Sabemos bem como é difícil prestar atenção na alimentação durante a correria do dia a dia.

Entretanto, a quarentena também pode ser vista como uma chance para desenvolver novos hábitos, mais saudáveis e melhores para o seu corpo e mente. 


3. Mantenha o sono em dia

Ficar em casa com pouco movimento pode alterar seu sono. Essas mudanças misturadas com estresse e ansiedade podem até causar insônia.

O sono é parte importante parar fortalece nosso sistema imunológico. Por isso, manter uma rotina saudável, também quanto aos seus horários de dormir, fazem a diferença em sua saúde e bem estar.


4. Não deixe de interagir com seus amigos

Mesmo sem poder sair de casa, utilize a tecnologia como um meio para manter contato.

Faça ligações, videochamadas ou continue conversando através das redes sociais e aplicativos de mensagem. Tudo para  deixar de vez a sensação de solidão.

A interação social é realmente importante para o bem estar mental de qualquer pessoa. O momento é de união, inclua em sua rotina ligações para amigos e familiares.


5. Dedique-se aos seus hobbies

Sabe aquele seu passatempo que você deixou de lado para seguir a rotina louca de trabalho e outras atividades extracurriculares? Este é o momento para tirar aquele velho projeto da gaveta. 

Investir naquela sua paixão em pintar ou desenhar, aquele sonho de escrever seu próprio livro, aprenda as receitas da vovó ou apenas coloque em dia toda a leitura atrasada.


6. Aprenda coisas novas

A dica anterior também vale para as novas atividades. Coloque em prática algo que você sempre quis fazer mas não tinha tempo.

Procure aprender novas atividade, principalmente as que desenvolvam sua criatividade e imaginação. Muitas empresas liberaram cursos gratuitos, como a Faber Castell e o Senai. Você também pode aprender a tocar um instrumento ou se dedicar em novas receitas. 


7. Dê um tempo para notícias pesadas e só acredite em fontes confiáveis

Manter a manter a mente ocupada pode ser tanto bom quanto ruim, se passado do limite.

Todo esse estado de pandemia e quarentena gera um pânico automático, por se tratar de algo inédito para grande parte da sociedade. Este medo excessivo pode agravar problemas de saúde.

Precisamos sim estar bem informados, mas não devemos ficar obcecados e sempre tomar cuidado com informações falsas.

Não adianta ter um blog que você nunca ouvir falar que a OMS saltou uma informação. Nesses casos vá direto às fontes confiáveis.

Por exemplo, o Ministério da Saúde que disponibiliza uma página em seu site para combater as fake news. https://www.saude.gov.br/fakenews


Ficar em casa neste momento de crise é um ato de cidadania que pode salvar a vida de quem faz parte do grupo de risco da doença.


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