Seja um líder de sucesso no mercado imobiliário

Seja um líder de sucesso no mercado imobiliário

A liderança dentro do mercado imobiliário é fator decisivo no sucesso dos negócios de toda imobiliária. São as lideranças dentro da empresa que guiarão e poderão manter viva a chama de toda a equipe para alcançar os objetivos.

Diretores, gerentes de equipes, gerentes de recursos humanos, financeiro, marketing. Todos necessitam de habilidades de liderança para “conduzir” suas equipes.

Algumas dicas daremos neste post para que você, gestor, possa cultivar e desenvolver o espírito de liderança em você.

 

Inspirar mais, mandar menos

Um líder precisa conduzir sua equipe pelo exemplo. Todos os membros da sua equipe sabem como fazer suas tarefas, logo, o líder precisa inspirá-los a fazer com o máximo de dedicação, cuidado e paixão. Inspirar a trabalhar de forma harmoniosa e consonante com os objetivos da empresa.

Por isto, não se deve incentivar ou alimentar atritos entre membros da equipe, nem para tentar incentivar uma disputa por metas. Colaboradores não são concorrentes. O único concorrente de um colaborador é ele mesmo quando procrastina, boicota seu atendimento, perde tempo com atividades de fuga da reponsabilidade.

 

Atento às tendências

O mercado muda e as expectativas precisam ser revistas. E, por isto, as ações de médio e longo prazo precisam ser ajustadas para que se tenha o maior aproveitamento dentro de cada cenário.

Dia após dia, semana a semana, os líderes precisam avaliar o cenário para definir as ações e, sempre, ter a humildade de aceitar as limitações existentes e a força para superar essas limitações.

A equipe, sempre que possível, precisa estar a par de toda a estratégia e do cenário que a empresa visualiza. Quando você compartilha isto com sua equipe, ela se sente realmente parte da empresa, ciente do que estão fazendo e porquê o fazem.

Ainda mais importante é discutir com a equipe o mercado e pensarem juntos nas possibilidades de contornar uma crise ou melhor aproveitar um período de alta.

 

Reconhecer talentos

A equipe é a porta para o sucesso. São eles, corretores, analistas, gerentes, trainees, que fazem acontecer. Atrair as pessoas certas é missão de um líder que realmente almeja grandes e duradouros resultados.

Este reconhecimento pode ser na hora de contratar alguém e na hora de promover. Mas os talentos também precisam de desenvolvimento, logo, capacitar a equipe observando os pontos fortes e fracos de cada um é imprescindível.

Uma equipe multidisciplinar tende a se complementar. Por exemplo: uma equipe que possui corretor de imóveis com habilidades para negociar imóveis usados, outro com boa articulação para vender lançamentos, um profissional com perfil para atender investidores de médio e grande poder aquisitivo, etc. Quando algum cliente chegar até sua equipe, além da roleta de atendimento, pode-se observar estes critérios. A imobiliária tende a ganhar mais com isso, os corretores tendem a converter mais e, com isto, tendem a estarem mais motivados. Obviamente há de ser uma regra justa e clara para todos. Por vezes pode-se utilizar uma roleta simples de atendimento, porém o corretor especialista no cliente de seu colega pode dar dicas e ajudar para que a venda ocorra, como uma equipe faz.

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.

Blog Leardi - Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliario e de franquias. Oportunidades, dicas, informação.