Seja referência com foco em um nicho

Seja referência com foco em um nicho

Focar é colocar toda sua energia em uma área específica. No caso de um corretor de imóveis que deseja atuar em um nicho específico, focar nele, é necessário empenho e estudo, tanto nas suas potencialidades quanto nas particularidades daquele segmento.

Quando você se especializa em um determinado público, tipo de imóvel ou bairro, você vai, dia a após dia, tornando-se referência naquilo que está focando. Mas para “escolher” qual nicho abraçar, é preciso fazer uma análise humilde e sincera sobre seus pontos fortes e fracos, além de suas ambições profissionais.

Você pode, por exemplo, ter facilidade em negociar com clientes de alto poder aquisitivo. Isto é um ponto forte seu – explore-o. Porém pode não dominar características de construção ou de decoração de interiores para dar ainda mais confiança e encantamento durante a visitação. É um ponto fraco, precisa estudar mais se quiser especializar-se neste nicho.

É importante que você faça esta análise sobre si mesmo e não somente pela rentabilidade de determinado nicho. Pois você pode ter mais retorno explorando suas habilidades e reforçando elas, do que forçosamente tentar desenvolver novas. Mas reitero: é preciso avaliar com sinceridade.

Seu foco também pode ser em um determinado bairro ou região da cidade. Onde você vai conhecer tudo sobre o lugar, além do plano diretor, futuro da região, economia, características de tráfego, etc. Isto lhe habilitará a ser a referência tanto para quem quer comprar como para quem quer vender por ali.

Ou também focar por finalidade, dominando os imóveis comerciais da cidade ou de um bairro – caso seja uma capital como São Paulo. Com isto você pode saber zonas deficitárias de um determinado serviço ou comércio para ajudar seu cliente a escolher o ponto a fundar sua empresa ou abrir filial, colaborar no estudo de concorrência, etc.

Ainda pode especializar-se em imóveis novos ou usados, pois, escolhendo focar em lançamentos, planta ou novos (ainda no estoque), vai dominar financiamento, contatos com a construtora, facilidades, documentação específica, etc. E com isto guiar o seu cliente sem erros até a compra do imóvel.

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