Quero ser avaliador de imóveis. Por onde começar?

Quero ser avaliador de imóveis. Por onde começar?

Para que um imóvel tenha seu preço estimado com justiça ao seu estado e localização, ele precisa passar por uma avaliação técnica de um perito no assunto. O corretor de imóveis tem, parcialmente este potencial, porém, para fins legais e precisão na avaliação, é necessária a qualificação na área de avaliação.

Primeiramente, só poderá ser um Avaliador Imobiliário o corretor de imóveis – obviamente com CRECI – que possuir o CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários) e para ter este título é necessário o curso superior em Gestão Imobiliária. Também é possível qualificar-se através do CRECI em seu curso de especialização na área.

Sem o CNAI o corretor não poderá emitir, nem cobrar, por uma avaliação técnica do imóvel – uma vez que, de fato, não tem suporte técnico e legal para tal.

O Avaliador Imobiliário terá capacitação para periciar o imóvel em sua estrutura, verificando o estado do imóvel e sua condição de habitação; analisar o mercado para comparar o imóvel em questão com similares na mesma região e assim estimar o valor preciso sem depreciar ou supervalorizar uma unidade em detrimento as outras próximas.

Ao final de sua avaliação, o perito emite laudo técnico com todos os pontos analisados e critérios de avaliação que sustentem, com justiça, o valor em que chegou.

Um corretor de imóveis que também é avaliador imobiliário, terá com isso mais uma fonte de renda e, talvez o mais importante, mais conhecimento e segurança em suas análises quando apresentadas a um cliente comprador ou vendedor. Pois, com mais informação, sua postura será segura e isto colabora com o despertar de confiança em quem está negociando por seu intermédio.

 

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.

Blog Leardi - Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliario e de franquias. Oportunidades, dicas, informação.