Campo Belo, um bairro completo e desejado

Campo Belo, um bairro completo e desejado

Bairro nobre da zona sul, Campo Belo é conhecido pela predominância da cultura alemã e por seus prédios de classe média-alta.

O distrito não é considerado um bairro exclusivamente familiar, mas a região se destaca pelas instituições de ensino que vão desde as escolas infantis até os colégios do ensino médio. Outro ponto que corrobora com isso é a quantidade de centros educacionais de línguas estrangeiras, danças, instrumentos musicais e esportes.

Uma curiosidade é que Campo belo foi o primeiro bairro de São Paulo a receber telefones com 8 dígitos no ano de 1995.


História

No início do século XX, a região era formada apenas por pastos e belezas naturais pertencentes à família Vieira de Moraes, responsáveis pelo primeiro loteamento das terras em 1903. Uma planície esquecida que ligava São Paulo e a Vila de Santo Amaro, considerada apenas uma parada do bonde. 

O nome do local foi dado nesta época, quando o território se destacava por sua beleza natural e sua grande área verde intocada.

Campo Belo teve três momentos de grande desenvolvimento: o primeiro foi a expansão da cidade Santo Amaro, a proximidade entre as regiões garantiu que o distrito também se desenvolvesse. Foi nessa época que muitos imigrantes alemães se estabeleceram na região graças a tranquilidade da época.

O segundo, foi a construção da estrada de ferro, que gerou inúmeros empregos e atraiu moradores para área. O terceiro momento foi a construção do Aeroporto de Congonhas em 1936 que resultou também em um segundo loteamento.

Foi somente após a inauguração do aeroporto que a região começou a ser valorizada, recebendo inúmeros empreendimentos para acomodar os turistas.

Atualmente, o distrito é conhecido pelos empreendimentos de alto luxo e um dos bairros com a melhor infraestrutura da cidade.


Mobilidade

Vias importantes da região sul passam pelo bairro, como Avenida dos Bandeirantes, Ibirapuera, Vereador José Diniz, Jornalista Roberto Marinho e Santo Amaro, além da proximidade com a via expressa Corredor Norte-Sul.

O distrito proporciona fácil acesso ao Aeroporto de Congonhas e fica próximo de grandes centros empresariais como Brooklin e Vila Olímpia.

Quanto ao transporte público, o bairro possui uma grande quantidade de pontos de ônibus, principalmente ao sul da região. Campo Belo, Eucaliptos e Brooklin são as estações da linha 5-lilás, da CPTM, que estão próximas ao bairro.


Lazer

Um dos marcos da região é a predominância da cultura alemã. Os restaurantes Die Meister Stube, a Livraria Alemã Bücherstube e o centro cultural Sociedade Filarmônica Lyra são exemplos dessa forte marca germânica do bairro.

Outros restaurantes de comidas típicas no distrito são o Florina, de comida suíça, e o Svanen Scandinavian Food, de comida escandinava.

Já o comércio está majoritariamente concentrado na Rua Vieira de Moraes. Porém, a proximidade com grandes vias da cidade dá fácil acesso a shoppings como o Ibirapuera, Vila Olímpia, Market Place e Morumbi Shopping.

Um dos destaques de lazer nas proximidades do distrito é o Honda Golf Center, centro de treinamento da Federação Paulista de Golfe. Localizado próximo ao aeroporto, o campo de golfe com 21 mil m² oferece aulas para os iniciantes e treino para os mais experientes. Com 9 buracos, o traçado simula dificuldades de um campo oficial, com bancas de areia, lago, árvores e área verde ondulada.


1. Sociedade Filarmônica Lyra

Associação cultural de origem alemã oferece programações sociais e culturais como concertos dominicais, coros convidados, orquestras, bingos, festas e jantares temáticos, bazares beneficentes e exibições de filmes alemães. Além de manter um coro misto, dois grupos de danças folclóricas (Gold und Silber e Tirol) e um grupo de Skat, jogo de cartas alemães.

A mais antiga instituição germânica em atividade na capital paulista, começou em 1884 com o nome de Coro DMGV-Lyra (Deutscher Männergesangverein Lyra), quando quatorze imigrantes alemães se reunirão para cantar.


2. Passatempo

A instituição oferece recreação, oficinas de artes e apoio escolas para crianças a partir de 1 ano e meio até os 17 anos, sempre sob a orientação e supervisão de profissionais especializados e bilíngues.

O local é composto por brinquedoteca, sala de artes, salas de estudo com acesso à internet e área externa. O serviço é pago pelo tempo utilizado, podendo pagar por horas avulsas ou pacotes de horas.

O Passatempo conta com programações especiais de férias, pacote festas infantis e um espaço coworking para adultos.


3. Play Tennis

O Play Tennis é um centro esportivo referência na prática do esporte.

A unidade localizada no Campo Belo possui quatro quadras de piso sintético, estacionamento, vestiário e café com serviço de almoço e lanches rápidos. Oferece locação da quadra, aulas individuais e em grupo, além de realizar eventos para os fãs e praticantes de tênis.


Mercado Imobiliário

Segundo dados do SECOVI-SP, a zona sul é a região que mais lançou apartamentos nos últimos anos. Outra informação relevante é que os bairros mais valorizados da capital estão localizados na região sul.

Campo Belo está entre os 15 melhores distritos para se investir em São Paulo, de acordo com o Termômetro de Retorno de Investimento Imobiliário, da administradora de condomínios LAR.

A proximidade com vias importantes, bons índices de segurança e uma estrutura completa de comércio e serviços garantem a valorização do bairro. 


Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.

Blog Leardi - Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliario e de franquias. Oportunidades, dicas, informação.