Dicas para negociar imóveis comerciais

Dicas para negociar imóveis comerciais

Existe um oceano de diferença entre negociar um imóvel comercial e um residencial. Não é à toa que muitos corretores preferem se especializar no ramo de imóveis comerciais.

A diferença na negociação entre imóveis comerciais e residenciais começa logo no relacionamento com o cliente e se estende às questões burocráticas. Isso sem falar que a comissão do corretor em caso de venda de um ponto comercial chega a ser de 10%, segundo Associação Brasileira de Defesa dos Corretores de Imóveis.

Ficou interessado? Então, se você pretende atuar nesse ramo, vale a pena ficar atento às dicas a seguir. Confira:

Situação atual do mercado de imóveis comerciais

Antes de mais nada, o corretor precisa ter uma visão ampla de como anda o mercado de imóveis comerciais. Isso permite ao profissional enxergar novas oportunidades, além de lhe dar mais capacidade para lidar com os momentos de adversidades.

Falando do cenário atual, o que se vê é uma elevada taxa de vacância nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, ou seja, há muitos imóveis comerciais disponíveis para locação ou venda. Para se ter uma ideia, segundo levantamento da consultoria Buildings, o percentual de imóveis comerciais não ocupados na capital paulista pulou de 3,56% em 2010 para 17,47% no ano passado. No Rio de Janeiro, o crescimento foi ainda mais expressivo no período: de 2,03% para 18,8%.
Nem era necessário recorrer a números de pesquisa. Basta dar uma volta pelas regiões comerciais destas cidades para se deparar com muitas placas de “aluga-se”, “passa-se o ponto” e “vende-se”.

Há algumas justificativas para essa alta da taxa de vacância. Durante o boom imobiliário que o Brasil experimentou no início da década, as construtoras passaram a erguer prédios de forma acelerada. Em meio às construções desenfreadas, a crise econômica chegou. Logo, não havia demanda para tanta oferta.

Diante desse cenário, os preços de venda e locação despencaram para patamares de 2010. É a velha lei da oferta e da procura em prática.

Fatores que valorizam um imóvel comercial

Um dos pontos mais importantes para um imóvel comercial está na localização. De modo geral, ele precisa ser de fácil acesso para os funcionários e, principalmente, para o público consumidor. Ter muitos restaurantes por perto também valoriza o imóvel comercial.

Como praticamente todos os negócios dependem de internet hoje em dia, vale a pena negociar imóveis localizados em regiões onde a rede telefônica e a conexão de internet funcionem de fato. Bairros que têm problemas recorrentes de queda de energia, por exemplo, prejudicam o andamento de pontos comerciais.

Foco no negócio do cliente

Ao contrário do que acontece em uma negociação de imóvel residencial, o atendimento do corretor não visa atender às preferências dos clientes. O foco principal deve ser o negócio do cliente. Em outras palavras, trata-se de um relacionamento mais frio, impessoal.

Aqui, você deve prestar atenção se o imóvel comercial atende às necessidades do negócio de seu cliente. Isso inclui observar a infraestrutura do ponto e o público-alvo da empresa. Se for uma empresa que atende diretamente ao consumidor final, é importante que as pessoas que circulam pela região tenham o perfil do público-alvo.

Atenção à questão burocrática

Um corretor de imóveis que se preze nunca deixa as questões burocráticas para última hora, ainda mais em uma transação de imóvel comercial que envolve muitos documentos. Qualquer falha na papelada podem tornar a transação inviável, o que pode custar um prejuízo para a empresa de seu cliente que já esperava estar operando no novo ponto comercial.

Alvará de Funcionamento, documento Habite-se e o Laudo de Vistoria Elétrica são alguns dos aspectos legais que você deve ficar atento ao negociar um imóvel comercial.É fundamental você prestar suporte aos clientes nesse momento, uma vez que muitos nem têm conhecimento sobre esses documentos.

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