Comercialização de imóveis novos na capital cresce 9,4% em julho no primeiro semestre de 2008.

Pesquisa do Mercado Imobiliário do Secovi-SP aponta a comercialização 2.550 unidades residenciais na cidade de São Paulo em julho, o que representou um crescimento de 9,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. O VSO (Índice de Venda Sobre Oferta) médio de julho foi de 13,4%.

Geralmente, em julho, há uma redução em relação ao mês de junho, devido às férias escolares. Neste ano, a redução foi de aproximadamente 29%, enquanto em 2007 ficou em 26%.

Os imóveis de dois dormitórios ocuparam a maior fatia do mercado em julho, com um total de 918 unidades comercializadas, o que acarretou um VSO de 25,8% no mês.

Os imóveis na fase de lançamento (com menos de 180 dias depois do lançamento) apresentaram um desempenho de comercialização melhor do que aqueles que estão há mais tempo no mercado, com um VSO de 18,5% contra 8,6% dos imóveis na fase de pós-lançamento.

No ano, foi registrado um total de 21.774 unidades comercializadas, crescimento de 30% em relação ao mesmo período de 2007. No acumulado do ano, os imóveis de três dormitórios continuam sendo o segmento de maior participação porcentual em relação ao total do mercado, com 38,8%, seguidos pelos de dois dormitórios, com participação de 29,1%. Já quatro ou mais dormitórios representaram 29,1% e, finalmente, um dormitório, 3%.

Boa fase – O VSO médio do ano foi de 15,7%, o melhor índice registrado desde a mudança de metodologia da pesquisa, em meados do ano de 2003. “A evolução confirma a boa fase que o mercado imobiliário atravessa, que pôde ser medida no crescimento do PIB do 2º trimestre de 2008, puxado pela construção civil”, destaca Alberto Du Plessis, vice-presidente de Tecnologia e Relações de Mercado do Secovi-SP. Muitos fatores, segundo ele, contribuíram para o bom desempenho do setor, como o financiamento imobiliário, o aumento de renda e a produção de imóveis mais atrativos.

O VGV (Valor Global de Vendas), no mês de julho foi de R$ 790,2 milhões, montante 3,3% inferior ao ano passado, devido à menor participação dos imóveis de quatro dormitórios nas vendas.

Lançamentos – Segundo os dados da Embraesp, em termos de lançamento, foram colocadas 2.931 unidades no mercado do município de São Paulo, sendo o segmento de três dormitórios o de maior participação porcentual, com 54,5% do total.

Os lançamentos acumulados no ano totalizaram 19.470 unidades, um crescimento de 31% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, foram lançadas 951 unidades de um dormitório, 5.849 unidades de dois dormitórios, 7.641 unidades de três dormitórios e 5.029 unidades de quatro ou mais dormitórios.

Confira nos links abaixo os gráficos e tabelas referente à pesquisa de julho e também o balanço do mercado imobiliário no primeiro semestre de 2008.

Fonte: Secovi

Deixe um comentário

Voc precisa estar logado para comentar.